x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.468

Diferença entre nota fiscal paulista e nota fiscal eletronic

TAMARA DIAS

Tamara Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 16:15

Olá, meu marido esta cadastrado como micro-empreendedor individual trabalhando com vendas de material para construção, com isso, a informação que obtevemos as notas fiscais seriam emitidas pelo site da nota fiscal paulista, no qual esta cadastrado corretamente. Porém um consumidor que não seria o consumidor final e sim um revendedor, nos solicitou o arquivo xml ou o DANFE, porém não somos cadastrados na nota fiscal eltronica.
Temos que fazer esse cadastro mesmo sendo micro empreendedor individual e não uma micro empresa?

Grata, aguardo retorno,
Tamara Dias

Vilson Alves

Vilson Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 09:00

Bom Dia!!
Tamara,
O fato da empresa ser MEI não a desobriga da emissão da NF-e. Pra tanto, deverá estar regularizada perante o estado para emissão das mesmas. Detalhe: Essas notas poderão ser emitidas por emissor próprio ou o emissor gratuito disponibilizado pela SEFAZ. Importante também lembrar que deverá possuir certificado digital.
Espero ter esclarecido um pouco suas dúvidas. Mas, sugiro que você vá até o posto fiscal de sua jurisdição e esclareça toda sua dúvida.

TAMARA DIAS

Tamara Dias

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Sábado | 13 maio 2017 | 14:37

Muito obrigada ajudou muito.
Só mais uma dúvida, a nota fical online (que ja estava cadastrados) não substitiu a nota fiscal eletrônica no caso?
Eu teria que fazer as duas notas? Se eu vender para outros materiais de construção, não posso usar essa nota fiscal on line?

Grata, Tamara Dias

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 14 maio 2017 | 12:41

Tamara Dias,

Estimada,

1 - NFC-e - NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRONICA, essa nota é específica para consumidor final, aquele que não irá de forma alguma revender a mercadoria;

2 - PARA contribuintes do imposto, ou seja aquele que vai na sua loja e compra para REVENDA, para esse caso você precisa emitir a nota fiscal eletrônica modelo 55.

Para emitir a nota fiscal eletrônica, você precisará do certificado digital e, além disso com a SENHA do contribuinte do PFE, você precisa pedir o credenciamento para emitir a nota.

Respondendo sua pergunta, a NFC-e, não substitui a NF-e, isto porque ambas se distinguem das operações, já que uma atende especialmente consumidor final enquanto a outra além de atender ao consumidor final, atende ainda aqueles contribuintes do imposto.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Gisele Oliveira

Gisele Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 15:58

Boa tarde,

Poderiam me ajudar, pois não entendo essa parte fiscal.

Um cliente tirou nota fiscal eletrônica para consumidores e eles estão querendo nota paulista. Não é automático? Achei que bastaria tirar nota eletrônica que seria lançado automático na nota paulista.

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.