x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 48

acessos 107.916

ECF - REGISTRO M300 ERRO - A Exclusão ao lucro real desta li

EDUARDO PERES HONORIO

Eduardo Peres Honorio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 14:00

Boa Tarde

ERRO NA ECF - foi com essa linha, mas acredito que qualquer outra exclusão que exija o relacionamento deva ser igual.

MENSAGEM DE ERRO: A Exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta da parte B ou com conta contabil e conta da parte B.

A Linha que me refiro é a : 112 - Receitas de Atividade Imobiliaria tributadas pelo RET - do Registro M 300.

Tentei de varias formas e sempre aparece este ERRO.

1) Tentei somente colocar o Valor direto na LINHA 112 - dos REGISTROS M300 E M350. inclui somente histórico e SEM fazer relacionamento.

APRESENTA ERRO: A exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta da parte B ou conta contábil e conta da parte B.

2) Tentei colocar o Valor direto na LINHA 112 - dos REGISTROS M300 E M350. inclui histórico e SOMENTE FIZ RELACIONAMENTO DA CONTA DA PARTE B, NO M300 E M350.

Criei na parte B - Registro M010 LALUR E LACS.
Data da Criação: 01/01/2016
Código do Lançamento de origem da Conta: 112
Saldo Inicial : 0,00
D/C: D
CNPJ: Deixei em branco.

E Fiz a vinculação no Registro M300 e M350.

Apresentou o ERRO: que tem que vincular também a conta contabil.


3) Fiz com a vinculação da conta contabil e relacionamento.

aparece o mesmo erro, ou seja, que a conta tem que ter lançamento na parte b ou lançamento na parte B e conta contabil.

me ajudem por favor, tem algum erro no programa, como faça a vinculação. Tenho que vincular nos dois.

Edu

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 14:06

Boa Tarde Eduardo,

A vinculação que você está fazendo tem que ser tanto no LALUR como no LACS, se não fizer nos dois irá continuar dando o erro, isso vale também quando é incluso o prejuizo do trimestre na parte B sem reflexo na A, tudo que você fizer no LALUR faça no LACS, o relacionamento na parte A é obrigatorio em vista que voce tem que apontar as ADIÇOES/EXCLUSÕES E COMPENSAÇÕES relacionados com reflexo no B.


Espero que possa ajudar.

Atenciosamente

Cássia Fernandes

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
LEIDE KOBAYASHI

Leide Kobayashi

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 08:11

Bom dia,

Cássia, não sei se o problema do Eduardo é o mesmo que o meu, mas os mesmos lançamentos efetuados no lalur eu fiz no lacs, tanto a parte B quanto os relacionamentos, estão todos iguais. O erro que aparece na validação ao clicar ele me direciona ao relacionamento efetuado com a parte B, porem ele me direciona direto na aba onde eu informo quando a amarração com contas contábeis, o que leva a entender que o sistema não esta aceitando só o relacionamento com a conta na parte B, e que tem que amarrar também o mesmo lançamento com contas contábeis (parte B + Contas contábeis).

erro: A exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta da parte B ou com conta contábil e conta da parte B.

obrigada,

Att. Leide Kobayashi

EZEQUIEL

Ezequiel

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 11:30

Bom dia.

Eduardo Peres Honorio, tudo bem? Você conseguiu resolver o erro?
Também estou com o mesmo erro, tentei solucionar de várias formas mas não consegui.


Aguardo seu retorno colega, abraço!

alberes marçal papa

Alberes Marçal Papa

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 20:09

Olá pessoal. Em certas atividades como a atividade imobiliária e atividades que utilizam "transfer pricing", em certas ocasiões utiliza-se valores "extra contábeis" ou valores que não necessariamente são referenciados com os saldos contábeis, por diversos motivos (contabilidade por projetos, por obras, cálculos do preço de transferencias, etc..).

Nestes casos, não tem como referenciarmos os valores do LALUR com os valores respectivos das contas contabeis (registro m300 da ECF). Espero que o pessoal da RFB avalie estes casos e torne a vinculação das contas contabeis não obrigatórias.

Observação importante... No ano passado, estas vinculações não foram obrigatórias.

Abraços a todos

Miriam Santos Pimenta Ribeiro

Miriam Santos Pimenta Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 09:08

Caros Colegas,

Também estou com erro nos registros M300 e M350, pois não informei o Indicador de Relacionamento dos Lançamentos da Parte A do e-LALUR e do e-LACS.

Mensagem de erro:
“A exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta contábil, com conta da parte B ou com conta contábil e conta da parte B”.

Mas no manual de orientação do SPED ECF existe a opção de informar adição/exclusão sem relacionamento, conforme abaixo:

Indicador de Relacionamento do Lançamento da Parte A:
1 - Com Conta da Parte B
2 - Com Conta Contábil
3 – Com Conta da parte B e Conta Contábil
4 - Sem Relacionamento

Enviei o questionamento para o Faleconosco do SPED ECF, acredito que seja realmente erro do validador, pois o validador não pode cobrar esta informação, já que no próprio manual existe a opção “4 - Sem Relacionamento”.

No meu caso tenho que excluir as contraprestações das operações de Arrendamento Mercantil, as quais não são obrigatórios o controle na Parte B do Lalur, além de não termos lançamentos contábeis no resultado que possam evidenciar tal valor, conforme Art. 89 da IN 1515 de 24/11/2014.

Vamos aguardar....

Miriam

Miriam Pimenta
Ney Borges

Ney Borges

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 09:28

Também estou com erro nos registros M300 e M350, pois não informei o Indicador de Relacionamento dos Lançamentos da Parte A do e-LALUR e do e-LACS.

Mensagem de erro:
“A exclusão ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta contábil, com conta da parte B ou com conta contábil e conta da parte B”.

RESPOSTA:
PASSO A PASSO
1- FAZER UM BACKUP
2- BAIXAR E REINSTALAR O SPED ECF 3.0.0
3- NÃO ATUALIZAR TABELAS NO INICIO.
4- VERIFICAR PARTE A DO LALUR - LINHA CSLL O TRANSPORTE.

NO MEU FUNCIONOU.
13-06-2017 - CALDAS NOVAS - GOIÁS - 9:27h




ALBERTO GIOVANETTI FILHO

Alberto Giovanetti Filho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 10:33

Bom dia , Pessoal!

Estou com problema na validação da minha ECF - Bloco M 300, Apuração trimestral quando apura lucro, transporta automático o valor do Lucro antes do IR - Linha 2 . Na linha 9 deveria transportar automaticamente o valor da Contribuição Social, sendo que o programa não esta fazendo automaticamente e não há possibilidade de registrar manualmente o valor da CSLL. Alguém esta com este problema?

Micael Táfnes Ferreira

Micael Táfnes Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 10:40

resposta:
passo a passo
1- fazer um backup - e tambÉm exportar escrituraÇÃo no menu ferramentas exportar
2- baixar e reinstalar o sped ecf 3.0.0
3- nÃo atualizar tabelas no inicio.
4-recuperar o backup primeiro e depois importar o arquivo txt criado no exportar.
5- verificar parte a do lalur - linha 09 csll o transporte.

no meu funcionou.

saliento que o erro É do validador da receita federal.

Jaqueline Gesualdo Martins

Jaqueline Gesualdo Martins

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 15:34

Boa Tarde Colegas!
Nos Registros M300 e M350, faço exclusões na linha 111 e adições na linha 35, referentes a resultados de atos cooperativos, esses que não possuem conta contábil, pois é um lançamento de controle no Lalur para fins do cálculo de IR e CSLL.
Não é possível validar o arquivo, pois da o seguinte erro, “a adição ao lucro real desta linha deve ter relacionamento com conta contábil somente”.
Ja tentamos vincular uma conta e também não deu certo.
Alguém com situação parecida que tenha achado uma solução?

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 15:53

Boa Tarde Jaqueline,

As adições e exclusões, devem ter relacionamento com a conta de prejuizos acumulados, ou seja, que voce deve fazer os lançamentos de adiçoes e exclusões na PARTE B, do LALUR para que não ocorra este erro. Quando fizer as inclusoes na PARTE B, ai sim que irá fazer a inclusão nas adicoes e exclusões, fazendo o relacionamento.
Aqui no meu arquivo, fiz somente na PARTE B do LALUR as adiçoes e exclusoes ,na linha sem reflexo na parte A do LALUR. O registro M300 somente pode ser preenchido se a empresa obteve Lucros nos trimestres, e as compensações, adiçoes e exclusões tiveram reflexo na resultado do periodo.

Espero que tenha ajudado.

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 11:39

Bom Dia Jaqueline,

Exatamente, em vista disso, o relacionamento deve se dar com a conta de lucros ou prejuizos acumulados, que deve ser incluida e utilizada, referente aos resultados obtidos. Pode ser que estamos falando da mesma coisa, de forma diferente.

Resalvo, que quando falei acima do resultado do periodo, inlcui a base de calculo, que consequentemente será alterada com as exclusoes, adicoes e compensaçoes.

Att

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
Marcele Regeane Schuetz

Marcele Regeane Schuetz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 14:48

Boa tarde!
Estou com o mesmo problema.
Na exclusão, faço a vinculação da (M300 linha 133) (-) Despesa de capacitação, e esta puxando com o sinal negativo, e com isso aparece a mensagem de erro.
Não consigo editar o valor.
No manual diz que par exclusão tem que ser de origem "C", mas se é uma despesa que estou excluindo, ela tem origem devedora"D".
Alguém de vocês também esta com esse erro?
Se eu digito o saldo sem vincular nenhuma conta, fica a mensagem de erro por falta de vinculação.
Obrigada
Marcele

Karine Thaís de Jesus Pederneiras

Karine Thaís de Jesus Pederneiras

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 17:31

Pessoal, boa tarde!

Alguém trabalha com o sistema ERP Protheus da TOTVS? Que seja tributado pelo Lucro Real Anual/Estimativa balancete de suspensão/redução?

Estou tendo algumas dificuldades para preencher dentro do sistema, para posteriormente exportar o arquivo para importar no validador. É o primeiro ano que vamos gerar o arquivo pelo sistema Protheus, pois nos anos anteriores era feito direto no validador, por ser Lucro Presumido.

Por exemplo, na minha planilha de apuração do IR/CS tenho nas minhas adições permanentes uma conta contábil de multas e moras fiscais, e no Registro M300 não sei exatamente em qual item e subitem incluir essa informação, tem os itens 8 Despesas Operacionais e demais subitens.... Fico no aguardo, obrigada.

Luciane

Luciane

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 18:56

Pessoal,

Alguém conseguiu corrigir esse erro. Estou com o mesmo erro, e não consigo resolver por serem controles extra contábeis .
Sobre a versão 3.0 como consigo baixar pois no site da Receita não tem mais.

Obrigada.

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 20 julho 2017 | 08:41

Bom dia,

Apresentou o mesmo erro na linha 161, detalhe já havia vinculado as contas do imobilizado.

Corrigi da seguinte maneira:

-Criei uma conta na parte B referenciado a linha 161, sem cnpj, data 31/12/2016 e valores zerados;

-Na parte a adicionei esta conta criada na parte B, informando valor 0,00 no lançamento, e como no meu caso era uma exclusão Creditei o valor do lançamento(isso fez que o valor gerado automatico na parte A pelas vinculações das contas fosse apagado, porem ficou liberado para digitação)

-Digitei novamente o saldo das contas vinculadas.

Ainda estou estudando o caso, porém o erro sumiu.

Espero que esta solução resolva, ou que a RF arrume este problema.

Deizi Castelani

Deizi Castelani

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 15:44

Boa tarde, Rodrigo.

Conseguiste alguma resposta ao erro que está dando na linha 161 do M300?
Estou com o mesmo erro e não tenho conta criada na parte B do Lalur.
Para criar essa conta e trazer o saldo teremos que retificar a ECF 2014 e 2015 para trazer o saldo. Será que é isso?
Estou com dúvidas...

Também não entendi porque dá erro na linha 161 e não na 86 que seria a adição para o mesmo caso de diferença de depreciação.

Obrigada.

RODRIGO

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 24 julho 2017 | 17:13

Deizi Castelani,

Não é necessário retificar, pois nestas linha não é necessario controle na parte B. Crie uma conta xyz com descrição Ajuste depreciação contabil x Fiscal sem valores e sem cnpj. ..conforme havia falado, inclua esta conta na parte A e valor 0,00 C no lançamento. Isto tudo para não alterar os saldos. Vc verá que terá que redigitar o saldo do somatorio das contas vinculadas. Hoje instalei a versão 3,02 e não resolveu este problema...ainda vou aguardar até quarta que falaram q será ajustado isso....mais não gosto de depender da RF

Joana Carvalho,

Otimo vc ter conseguido. Lembre-se de ir acompanhando as novas versões que isso pode para de funcionar.

Caso eu encontre algo diferente posto aqui...o se quiserem mande msg no email @Oculto

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.