x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.926

Contabilização dos serviços médicos prestados

Abel dos Santos França

Abel dos Santos França

Bronze DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:26

Caros colegas, bom dia.

Favor, me ajudem a resolver o seguinte caso abaixo:

Sou novo no mundo contábil, adquiro um cliente, uma sociedade médica. Ela é composta por 5 médicos que prestam serviços e diversas unidades de saúde. Ao final do mês quando contabilizo o faturamento bruto mensal, realizo o cálculos dos impostos devidos, das despesas incorridas e chego ao lucro líquido mensal.
Esses 5 médicos querem receber o dinheiro pago pelas unidades de saúde mensalmente, porém não sei se é permitida essa distribuição dos lucros mensalmente, na hipótese de serem lucro presumido.

Diante disso, de que forma devo contabilizar esses pagamentos que faço aos médicos desta sociedade mensalmente? Posso fazer a contabilização normal entre PL e passivo e posteriormente passivo e caixa e equivalentes de caixa? Se não, qual a forma correta de contabilizar, que me deixa de acordo a legislação vigente?

Desde já, grato pela colaboração.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 19:10

Abel, ja tive situação assim e faziamos antecipação de lucro. conta aberta no ativo. faz a apuração e distribui o lucro como antecipação.no final do exercício,quando apurar o lucro final, faz o ajuste da conta de antecipação. Precisa apenas ter cuidado para não distribuir mais que oo lucro de fato e gardar junto com os pagmentos, uma cópia da DRE que apurou. Isso porque em face da não tributação, caso seja auditado pelo INSS, precisa provar a existencia do lucro antecipado.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Santos Cali

Santos Cali

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 22:24

Boa noite!

Você pode realizar os pagamentos como Lucros Antecipados e depois faz a compensação com o resultado do exercício , assim como o Agnaldo falou antes, assim você vai acompanhando o resultado mensal, geralmente neste segmente médico e muito raro fechar no vermelho, não esqueça de guardar os comprovantes das transações bancarias realizadas para o pagamento e os extratos bancários para você se resguardar de uma eventual fiscalização. Seja muito rigoroso neste assunto pois a Receita Federal tem ficado de olho nas empresas médicas, então todo cuidado é pouco. E muito importante você fazer os lançamentos contábeis e identificar colocando o nome do sócio e CPF, e uma observação só distribui lucro para quem é sócio quem não é sócio oriente a fazer uma RPA ou emitir um Nota Fiscal. Caso você identifica que esta dando prejuízo chame os sócios para uma reunião e explica para eles, oriente a fazer um contrato de mutuo pois ai todos estarão resguardado perante as normas.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.