x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 8.140

Demonstração do Valor Adicionado

André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 10:12

Bom dia,

Estou cursando o curso de economia, porém estou fazendo um trabalho comparativo com os DVA´s de certas empresas.
Gostaria de saber, se tem como fazer uma análise contábil/econômica a partir do DVA mesmo quando a empresa apresenta prejuízo. Por exemplo, a empresa X pelo PEVA deu 54% do valor adicionado para os empregados, porém ela teve um prejuízo de 191%. Gostaria de saber se tem como analisar esses resultados pois tal empresa seria a que distribuiu melhor sua receita para os funcionários porém teve prejuízo, portanto não sendo a empresa mais adequada.

Existe alguma forma de analisar econômica/financeiramente uma empresa a partir do DVA, comparando com outras empresas, mesmo quando existem empresas com tal prejuízo, ou existe outra fórmula para tal análise.


Att,

André Annoni Martins
@Oculto

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 27 de julho de 2009 às 10:30:55.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 12:12

Prezado André,

Não sei se entendi bem o que você quer, mas vamos lá.

A DVA é uma demonstração contábil que visa evidenciar qual a riqueza gerada por uma empresa e de que forma essa riqueza é distribuída aos diversos stakeholders.

Mesmo que economicamente essa empresa não esteja tão bem - apurando prejuízos, é possível que ainda assim ela esteja distribuindo riqueza aos vários entes envolvidos com suas atividiades (governo, funcionários, financiadores etc.)