x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 8.140

Demonstração do Valor Adicionado

André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 10:12

Bom dia,

Estou cursando o curso de economia, porém estou fazendo um trabalho comparativo com os DVA´s de certas empresas.
Gostaria de saber, se tem como fazer uma análise contábil/econômica a partir do DVA mesmo quando a empresa apresenta prejuízo. Por exemplo, a empresa X pelo PEVA deu 54% do valor adicionado para os empregados, porém ela teve um prejuízo de 191%. Gostaria de saber se tem como analisar esses resultados pois tal empresa seria a que distribuiu melhor sua receita para os funcionários porém teve prejuízo, portanto não sendo a empresa mais adequada.

Existe alguma forma de analisar econômica/financeiramente uma empresa a partir do DVA, comparando com outras empresas, mesmo quando existem empresas com tal prejuízo, ou existe outra fórmula para tal análise.


Att,

André Annoni Martins
@Oculto

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 27 de julho de 2009 às 10:30:55.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 12:12

Prezado André,

Não sei se entendi bem o que você quer, mas vamos lá.

A DVA é uma demonstração contábil que visa evidenciar qual a riqueza gerada por uma empresa e de que forma essa riqueza é distribuída aos diversos stakeholders.

Mesmo que economicamente essa empresa não esteja tão bem - apurando prejuízos, é possível que ainda assim ela esteja distribuindo riqueza aos vários entes envolvidos com suas atividiades (governo, funcionários, financiadores etc.)

Portanto, a riqueza gerada e o lucro/prejuízo gerado por uma entidade contábil, são coisas distintas. Para a primeira finalidade, você fará a análise da DVA; já para analisar os fatores que levaram a determinado resultado econômico, o ideal é que você estude a DRE - Demonstração de Resultado do Exercício dessa empresa.

Se não for isto, volte a postar.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 13:11

Boa Tarde.


Bom é o oque eu havia pensado, porém ainda acho que está errado por exemplo se você for comparar 2 empresas quais estão dando maiores dividendos, sendo que uma paga tanto % a mais que a outra porém essa está com prejuízo, ela por tal indicador estaria melhor, portanto queria uma análise de DVA na qual da para comparar tais empresas, sem que uma se sobresaia a outra.


Att,

André

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 10:14

Bom dia, André


Na sala de Contabilidade em Geral acabei de excluir uma mensagem sua que dizia o seguinte:

Postada Sexta-Feira, 31 de julho de 2009 às 09:41:34

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento sobre o DVA, e possua um arquivo que explique certinho o DVA e se tem como comparar empresas utilizando o mesmo.
Ja tentei falar com diversos profissionais da area e nenhum respondeu minhas perguntas, ja postei elas no forúm e também não foram respondidas, alguém sabe de um arquivo completo sobre esse Demonstrativo quem saiba assim eu possa pesquisar e entede-lo melhor.

Obrigado,

André!
(grifo meu)

Neste ensejo, informo-lhe que o fórum Contábeis não é um serviço de consultoria virtual gratuita, e sim, um portal de troca de experiências profissionais, e de acordo com as Regras do Fórum, considerando a participação voluntária de todos, é totalmente incabível (e também condenável) a cobrança de resposta, pois os interessados respondem as questões de acordo com o próprio conhecimento associado ao tempo disponível.

Além do mais, visto que você é um graduando, é importante observar que o seu primeiro ponto de referência deverá ser seu professor, conjuntamente à biblioteca de seu centro de estudos, de modo que o Fórum Contábeis fique como uma fonte alternativa de consultas.

Ainda falando de sua dúvida ainda sem resposta, repito que é de mau gosto cobrar resposta, e o pior, em uma sala diferente da necessária (cobrando resposta de assunto acadêmico na sala de Contabilidade em Geral). O correto seria pedir a opinião de outros profissionais na sala de origem do assunto (este tópico), caso a opinião de Revson (logo acima) não tenha o agradado.

A despeito de sua indevida cobrança de satisfações, indico-lhe este artigo.

Na certeza de poder contar com sua compreensão, e sobretudo com sua colaboração e respeito das regras, na condição de Moderador e em nome do Fórum Contábeis agradeço pela atenção dispensada.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 10:38

"é totalmente incabível (e também condenável) a cobrança de resposta"

Bom eu não cobrei resposta alguma, pois eu sei que muitos contadores não entendem de DVA e muitos não fazem a Menor Ideia do que seja, eu somente comentei que eu não obtive resposta com minha pergunta anterior.

Sim, os professores da minha faculdade e inclusive 2 professores da USP estão tentando montar um padrão que de para analisar o DVA tirando o prejuízo, o que não é fácil. Portanto somente queria saber se alguém do fórum que trabalha com esse tipo de demonstração poderia responder minha pergunta. O que ficou obvio, é que todos falaram que não dá para analisar o DVA da forma que ao meu ver é a mais correta, portanto estou procurando ajuda nesse sentido.

Todavia DVA é um assunto de Contabilidade Geral e não acadêmico, pois atualmente ele vai ser tão importante quanto o Balanço Patrimonial e a DRE (toda empresa do setor elétrico brasileiro e todas empresas com capital aberto precisam desse tipo de demonstração), e não estou fazendo trabalho de faculdade e sim analisando balanços DVA do setor elétrico brasileiro. Portanto não é assunto acadêmico e sim de contabilidade geral, mas já que o Senhor não pode me ajudar não precisa ser Grosso, que ao meu ver so mostra que não soube responder minha pergunta e mudou ela de forum pela segunda vez.

E quanto a seu artigo, obrigado mas ele não respondeu a minha pergunta, preciso de algo mais concreto.

Obrigado,

André Annoni Martins.

Editado por André Annoni Martins em 31 de julho de 2009 às 11:40:10

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:12

Caro André:


Bom eu não cobrei resposta alguma
Visto que somos responsáveis por nossas palavras, o trecho do texto de sua autoria que citei e grifei logo acima comprova que você fez cobrança sim; o teor do texto e o peso das palavras claramente indicam isto.

eu sei que muitos contadores não entendem de DVA e muitos não fazem a Menor Ideia do que seja
Então pergunta-se:
Muitos? Quantos?
Quais?
Onde?
Como?
Quando?
Por quê?
Afirmações generalizadas e não comprovadas desta maneira acabam gerando descrédito à classe por serem pronunciadas por um profissional não qualificado. Logo, estas são outras colocações suas que precisam de sensatez (sinônimo de moderação), e visto que a "sua" forma ainda não foi apresentada, é impossível emitir alguma opinião sobre ela estar certa ou não.

Ademais, enquanto estivermos debatendo "sua" dúvida a respeito de DVA, inegavelmente isto não passará de um assunto acadêmico, pois, conforme suas afirmações:
Estou cursando o curso de economia, porém estou fazendo um trabalho comparativo com os DVA´s de certas empresas

Dando prosseguimento ao assunto, é necessário contestar outra coisa:
mas já que o Senhor não pode me ajudar não precisa ser Grosso, que ao meu ver so mostra que não soube responder minha pergunta e mudou ela de forum pela segunda vez

Analisando sua imaturidade em mais este trecho, observe-se que a função de um moderador não é responder questões, e sim, zelar pela boa fluência de informações nas salas de debates, comportamento dos participantes e também o respeito às regras, e se na primeira postagem de um estagiário que estuda economia e está fazendo trabalho, a única conclusão é que o assunto se trata de assunto acadêmico, até que se comprove o contrário. Ademais, se a sua missão for pertinente a companhias energéticas, certamente em sua equipe de trabalho haverá um profissional capacitado.

Enfim, em nenhum momento "tentei responder" sua dúvida, e sim, apenas indiquei um link que tem este material. E mais: não mudei de "fórum", e sim, de "sala", pois sob seu punho este assunto é acadêmico (independetemente de ser trabalho ou tarefa ou qualquer outra coisa congênere).

Deste modo, conclui-se que não há grosseria em um moderador advertir um usuário que fere as regras internas ao cobrar respostas e também fica a denegrir o profissionalismo da classe contábil, e por via de regra é importante mencionar que o argumento de Revson está correto:

Portanto, a riqueza gerada e o lucro/prejuízo gerado por uma entidade contábil, são coisas distintas. Para a primeira finalidade, você fará a análise da DVA; já para analisar os fatores que levaram a determinado resultado econômico, o ideal é que você estude a DRE - Demonstração de Resultado do Exercício dessa empresa.

Finalizando, e visto que você está à espera de "um arquivo que explique certinho o DVA", a melhor fonte de informações será o Pronunciamento Técnico CPC 09, que realmente expõe detalhadamente a composição desta demonstração e identifica individualmente a natureza das contas envolvidas; já a compração disto entre as empresasfica a seu critério, pois inúmeros índices, dados e valores devem ser considerados.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:45

Caro André,

Concordo plenamente com as colocações do Ricardo. Você, como novato, deve se inteirar das regras do fórum.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 19:46

Boa Noite André Annoni!!!


Li e reli esta postagem por diversas vezes. Faço minhas todas as palavras ditas pelo nosso grande Prof. Ricardo.

Mesmo assim não resisti. Não dá para aceitar esta frase sua:

... eu sei que muitos contadores não entendem de DVA e muitos não fazem a Menor Ideia do que seja...


Neste momento temos mais de 44.700 membros registrados. De todos os usuários, a grande maioria é profissional contábil (mesmo que não tenha uma formação acadêmica, atua nesta área).
Como você disse que está "cursando o curso de economia", presumo que você é bom em cálculos. Se destes mais de 44.700 membros, considerarmos apenas 10%, temos 4.700 profissionais contábeis que (tenho a absoluta certeza) são capazes de nos dar uma verdadeira aula sobre DVA.
Desta forma, é inadmissível que seja feito um julgamento desta forma. Mesmo que a grande maioria dos profissionais contábeis não sejam verdadeiros PhD's no assunto, tenho a real certeza que temos sim "a Menor Ideia do que seja" DVA. Se ainda não soubermos, temos toda a capacidade de pesquisar e aprender.

Como está muito bem claro nas Regras do Fórum (Regras que você declarou concordar ao fazer o seu cadastro), "16 - O Fórum Contábeis NÃO é um serviço de consultoria gratuita, é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área (grifo meu). Por isso não cobre a resposta da sua pergunta".
Como este Fórum é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área, é perfeitamente compreensível que nem sempre temos o tempo disponível para ajudar os nossos colegas em suas dúvidas. Nem por isso não somos incapacitados ou leigos no assunto.


Pense nisso!!!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 09:02

Primeiramente, "Já tentei falar com diversos profissionais da area e nenhum respondeu minhas perguntas, ja postei elas no forúm e também não foram respondidas, alguém sabe de um arquivo completo sobre esse Demonstrativo quem saiba assim eu possa pesquisar e entede-lo melhor." Isso Não é uma cobrança, apenas citei que ninguém conseguiu esclarecer minhas dúvidas. Eu falar que postei minha duvidas no fórum e não foram respondidas, não é a mesma coisa que eu falar "Da para alguém responder?".

Bom, primeiramente quem disse que eu não sou um profissional qualificado? Segundo quem disse que so porque sou estudante de economia não quer dizer que eu não sou um grande profissional ( tenho 22 anos já sou formado estou fazendo mais 2 cursos sem reprovar uma grade sequer, mas isso não é mérito de vocês) . Então não abuse de suas palavras para se relacionar a minha pessoa. Minhas colocações são validas, e é uma pura verdade, como DVA é um assunto novo, muitos contadores não entendem do assunto, não estou desmerecendo a profissão de vocês, porém se sair um novo método de administração ou uma nova lei econômica, e eu não tomar conhecimento não vou saber, não quer dizer que eu não sou um desmerecido em minha profissão.
Quando eu falei sou estudante de economia, e estou fazendo um trabalho sobre comparação de DVA, não quer dizer que é um trabalho acadêmico, portanto não tire suas próprias conclusões como você próprio vem fazendo. E também não preciso entrar no mérito do meu trabalho.
Bom por ser moderador de um fórum você deveria ser o primeiro a se preocupar com as questões que são colocadas aqui, para que o fórum tenha futuro, não adianta somente excluir mensagens ou coisas do tipo que realmente você não vai levar o fórum a lugar algum. So porque eu sou estagiário e estudo economia, eu não posso trabalhar? Portanto é um trabalho que estou desenvolvendo em minha empresa, uma pesquisa do setor elétrico portanto não é um assunto acadêmico, visto que eu não faço Ciências contábeis, e estou tratando de um assunto de contabilidade, por isso pedi ajuda. Em minha equipe de trabalho como professores de minha faculdades e professores da USP NÃO conseguiram responder minhas perguntas, pois é uma afirmação que fez do DVA um comparativo sem nexo, agora se está certa minha afirmação ou não, são o que colegas de trabalho, professores estão tentando responder.

"Enfim, em nenhum momento "tentei responder" sua dúvida, e sim, apenas indiquei um link que tem este material. E mais: não mudei de "fórum", e sim, de "sala", pois sob seu punho este assunto é acadêmico (independentemente de ser trabalho ou tarefa ou qualquer outra coisa congênere)."

Sim talvez você está muito preocupado com as pessoas que estão perguntando coisas no fórum em lugares errado do que responder as perguntas. E NÃO é um assunto Acadêmico, como o Senhor fica falando a cada 10 palavras, se fosse um assunto acadêmico já teria resolvido meu problema com os professores não iria vir aqui perde meu tempo com você, mostrando que DVA é um novo balanço importante. Sim você é um grosso, pois você tirou suas próprias conclusões sobre a minha pergunta, sendo que NÃO é um assunto acadêmico, e que eu NÃO cobrei resposta alguma eu so reiterei minha pergunta no fórum que ao meu ver é o mais indicado.
O Revson foi muito gentil em perder seu tempo aqui e responder minha pergunta, porém não foi a resposta para meu problema.
E o CPC 09 já tenho conhecimento, e não responde a minha pergunta.

Obrigado.

*Wilson, quando concordei com as regras do fórum, não estava escrito que você não pode REITERAR sua pergunta, sendo que ao meu ver a pergunta foi simplesmente trocada de fórum sem meu conhecimento e sem sequer meu consentimento por um moderador que julgou de cunho acadêmico a minha pergunta. Portanto se eu falar que estou fazendo um trabalho sobre o DRE na minha empresa, vai ser um assunto acadêmico?
Pense nisso também. E sobre a minha afirmação que muitos profissionais da área não sabem a fundo o DVA, continuo com ela. 10% de profissionais da área (como você mesmo disse) sabendo sobre DVA, ao meu ver é muito pouco.

E aliás eu não vou mais ficar perdendo meu tempo tentando esclarecer para vocês que DVA é um assunto de contabilidade geral, e não acadêmico. Pode deletar meu post não vou mais tornar a postar aqui. Visto que todos se interessaram em discutir comigo e não ajuda (como é a proposta do fórum).

Obrigado.
André.

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 09:59

Como previsto nas Regras do Fórum, os moderadores podem mover as mensagens sem aviso prévio. Não cabe a eles responderem perguntas nem terem "bola de cristal" para adivinhar que um trabalho não é assunto acadêmico.

O cadastro do usuário André Annoni Martins foi excluído por violar as Regras do Fórum.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.