x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 56

acessos 22.305

Termo de verificação da ECD

Carla Oliveira

Carla Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 09:33

Bom dia!
Poderia passar por gentileza o modelo do termo de verificação do ECD o meu e-mail é @Oculto.
Obrigada!

Valderes Albach Branco

Valderes Albach Branco

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 11:35

Bom Dia, pessoal,

Eu precisei retificar uma ECD e pesquisei bastante em relação ao Termo de Verificação para fins de substituição antes de enviar. Estou passando apenas para compartilhar o termo que eu elaborei. Espero que possa colaborar com alguma dificuldade que eventualmente algum colega ainda tenha.

Abraços a todos.

TERMO DE VERIFICAÇÃO PARA FINS DE SUBSTITUIÇÃO


Conforme previsão da Instrução Normativa RFB n.º 1.420/2013 segue abaixo as informações da Escrituração a ser substituída conforme o Art. 5º, Incisos I, II e III:

Identificação da escrituração substituída:
Identificação do Arquivo: 37.BC.F0.EF.42.A5.01.54.4A.9D.29.F2.19.AE.58.3A.07.BA.55.23-4
Nome da Empresa: xxxxxxxxxxx
CNPJ: xxxxxxxx
Endereço: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
NIRE: xxxxxxxxxxxxxxx
Tipo do Livro: LIVRO DIÁRIO GERAL
Período da ECD: 01/01/2016 a 31/12/2016

Descrição Pormenorizada dos Erros:
Correção da data do lançamento.

Identificação dos Registros que Contêm os Erros:
Alteração da data do lançamento contábil n.º 21540, de 01/11/2016 para 31/10/2016.
Registros envolvidos:
Conta Débito: 326-3 Taxas Bancárias
Conta Crédito: 8351-8 Banco Alfa
Valor: R$ 546,00
Histórico: BANCO ALFA DESP. CONF. EXTRATO

Declaramos que XXXXXXX, contador(a) devidamente registrado(a) no CRC n.º PRXXXXX/O-7, não assinou, e portanto, não é responsável pela escrituração substituída.

MARCELA RAMIRES

Marcela Ramires

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 16:29

Referente ao termo, tem um contador que é signatário da escrituração original, e vou utilizar o certificado digital deste contador para ser um dos assinantes deste termo. Quanto a esta paste do termo "IV – Declaração de que o(s) signatário(s) do Termo de Verificação não é(são) responsável(is) pelas escriturações, substituta ou substituída, exceto quando ele(s) for(em), também, signatário(s) de uma delas.
É declarado a informação do signatário que não participou da assinatura da declaração Original."
Como devo proceder? No meu caso, um dos contadores já é signatário da escrituração ECD, portanto tenho que usar do modela da colega Valderes, preenchendo o a parte "Declaramos que XXXXXXX, contador(a) devidamente registrado(a) no CRC n.º PRXXXXX/O-7, não assinou, e portanto, não é responsável pela escrituração substituída", com os dados do contador que não é signatário da escrituração?

Valderes Albach Branco

Valderes Albach Branco

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 17:00

Boa Tarde,

Isso mesmo Marcela, é declarado que o contador que assina o termo não assinou a ECD original e portanto, não é responsável pela mesma. A menos que o signatário do termo seja o mesmo que assinou a ECD, neste caso, não é necessária a declaração.

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 09:56

Bom dia, peguei como base o termo da Valderes.

Preciso retificar uma ECD, primeiro preciso fazer esse termo de verificação?

IDENTIFICAÇÃO DO ARQUIVO: - coloco então o arquivo gerado da original?

No caso, preciso retificar, pois o valor da receita foi errado, então arrumei o valor da receita,, e as provisões dos impostos, preciso apresentar todos os lançamentos envolvidos?

E neste caso consigo assinar, só com a assinatura do contador, e o representante?

wanessa buzatto

Wanessa Buzatto

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 09:20

Bom dia

Estou necessitando do modelo sobre o Termo de verificação da ECD ano 2017, se alguém poderia auxiliar minha necessidade?
e-mail : @Oculto

e ainde, fiz alteração de saldos de contas, no termo tem que ter a ssinatura de 2 contadores ?

Desde de já agradeço a contribuição de todos.

Cristian Daleprane

Cristian Daleprane

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 11:19

Bom dia,

Poderiam me enviar o termo por e-mail: contabil@growupcontabilidade. com.br

O cliente em questão que preciso retificar veio para nossa contabilidade no início do mês 10/2017, porém não veio o balancete para implementar os saldos iniciais, assim fiz a contabilidade do ano todo, mas quando fui entregar o arquivo descobri que já tinha sido entregue. Ou seja, o contador antigo entregou os 3 primeiros trimestres de 2017 e eu entreguei o 4 trimestre. Dessa forma pretendo fazer a retificação do arquivo do outro contador, nesse caso é necessário que ele assine como signatário da ecd original? ou posso assinar aqui na contabilidade com o certificado do contador como signatário e mais um CRC para retificadora?

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 12:34

Boa tarde colegas,

Segue abaixo termo.

Termo de Verificação para fins de Substituição

Conforme previsão da Instrução Normativa RFB no 1.420/2013 segue abaixo as informações da Escrituração a ser substituída conforme o Art. 5º, Incisos I, II e III;

I - Identificação da escrituração substituída;
HASH DA ESCRITURAÇÃO ANTERIOR
NOME DA EMPRESA
CNPJ
ENDEREÇO
NIRE
TIPO DO LIVRO
PERIODO DA ECD


II - Descrição pormenorizada dos erros;
(Descrever os erros detalhadamente!)


III - Identificação dos registros que contêm os erros;

(Identificação clara e precisa dos registros que contêm os erros, exceto quando estes decorrerem de outro erro já discriminado.)

IV – Declaração de que o(s) signatário(s) do Termo de Verificação não é (são) responsável (is) pelas escriturações, substituta ou substituída, exceto quando ele(s) for (em), também, signatário(s) de uma delas.

(É declarado a informação do signatário que não participou da assinatura da declaração Original.)

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 16:28

Boa tarde,

Preciso também do termo para retificar ECD
No meu caso, encerrei anual mas durante o ano a empresa mudou de regime (de simples para presumido)
Na hora da entrega da ECD não tive problemas, mas agora deu erro na entrega da ECF

Entendi que devo retificar a ECD enviando apenas do período de lucro presumido e essa ECD recuperar na ECF, assim não dará erro.
Será que estou certa no meu raciocinio?

E-mail para envio do termo: @Oculto

Agradeço a atenção

Micaelly Lins de Souza

Micaelly Lins de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 15:46

Estes termos me ajudaram bastante.

Mas tenho uma dúvida:

Valderes, quanto a parte "Declaramos que XXXXXXX, contador(a) devidamente registrado(a) no CRC n.º PRXXXXX/O-7, não assinou, e portanto, não é responsável pela escrituração substituída." se o contador que entregou a original, for o mesmo que irá substituir, não é preciso incluir esta parte, e isto?
Ou terá que informar que ele é o responsável, ao invés de não responsável?

Cordialmente,

Micaelly Lins

CARLOS EDUARDO SARMENTO

Carlos Eduardo Sarmento

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 09:07

Bom dia Colegas,

Peço a gentileza se possível de alguém, enviar para o meu e-mail o Termo de Verificação para fins de Substituição ECD.

Segue meu e-mail:

@Oculto

Carlos Eduardo Sarmento

Contador

Tel.: (11) 9 4784-9635 - ID 35*3*72661

Alves & Sarmento Contabilidade
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.