x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.928

Venda de Capital Social

CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 11:03

Bom dia. Preciso da ajuda dos colegas

Preciso fazer um lançamento da venda das quotas do capital social de uma empresa (simples nacional) , ou seja, a sócia vendeu todo o capital social para outra sócia no valor total de R$ 62.200,00, parcelado em 05 parcelas de 10.000, 00 e a 6.ª parcela no valor de 12.200,00. Já fiz os laçamentos de transferência de quotas, conforme especifico abaixo, porém tenho dúvidas sobre como fazer o lançamento da venda dessas quotas e do pagamento da mesma.


- Lançamento inicial do capital social:

(D) Cx - 62.200,00
(C) Capital Social Integralizado (PL)- 62.200,00


- Lançamento de transferência de quotas: ( em 10/03/2017)

- Lançamento 01:

(D) Capital Social a Integralizar ( conta redutora) - 62.200,00
(C) Capital Social Integralizado (PL) - 62.200,00

Histórico: Desligamento da sócia tal, onde a mesma transfere e vende suas quotas à sócia tal.

- Lançamento 02:

(D) Capital Social Integralizado (PL) - 62.200,00
(C) Capital Social a Integralizar (conta redutora) - 62.200,00

Histórico: Valor referente 100% das quotas do capital social sócia atual


Aguardo orientações e antecipo meus agradecimentos.

Cristiane

Jhonattan Miranda

Jhonattan Miranda

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:23

Cristiane Barreto

Concordo com o colega acima.

Não vejo nenhuma variação patrimonial na empresa que tenha que ser escriturada. No máximo, se você utilizar uma conta no grupo de capital social que descreva o sócio, você irá retirar esse valor dessa conta e criar uma conta nova, com o nome do novo sócio e transferir esse valor pra lá.

Seria diferente se essa nova sócia que está entrando, além de comprar o capital, estivesse aumentando esse valor. Aí sim teríamos uma variação patrimonial, ou seja, uma operação que altere o capital da empresa, para mais ou para menos.

Se alguém tiver mais alguma consideração, por gentileza, posso estar enganado.

Espero ter ajudado.

Att.

Jhonattan Miranda

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)
CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:42

Boa tarde Obrigada

Porém enfatizo que a sócia que entrou, realmente comprou este capital (62.200,00) da antiga sócia pelo mesmo valor, ou seja não teve variação patrimonial. Desculpem se não fui clara.

Atualmente ela (atual sócia), irá pagar esse valor do capital social mensalmente á antiga sócia e já tenho um pagamento pelo banco da primeira parcela (R$ 10.000,00)

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 12:58

Transações entre as pessoas físicas dos sócios não deve afetar a PJ.

Muitas pessoas não observam estas distinções e acabam fazendo confusão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.