x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.391

Diferença entre Contriuição Confederativa, patronal e Assist

Deilson do Nascimento

Deilson do Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 00:02

Monica, boa Noite!

A contribuição patronal é custeada pela empresa ao sindicato representante do empregador (Patrão).

Contribuição assistencial não existe amparo legal expresso para sua cobrança (dos não filiados), sendo, dessa forma, uma contribuição que parte da vontade dos associados sendo decidida em assembleia geral e, posteriormente, formalizada em norma coletiva, a mesma pode haver oposição no recolhimento com apresentação de carta de próprio punho.

A contribuição confederativa, cujo objetivo é o custeio do sistema confederativo - do qual fazem parte os sindicatos, federações e confederações, tanto da categoria profissional como da econômica - é fixada em assembleia geral. Tem como fundamento legal o art. 8º, IV, da Constituição. Fonte: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/contr_assistencial.htm

Espero ter ajudado.

Deilson do Nascimento

Deilson do Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 22:52

Monica, boa noite!

Sim, a Patronal é a empresa que paga desde que esteja associada junto ao sindicato e esta contribuição esteja prevista em convenção.

O funcionário deve realizar a carta de oposição quando se trata de contribuição assistencial ou confederativa, pois conforme art. 8 da constituição ambas são de livre associação devendo somente ser cobradas somente aos trabalhadores que voluntariamente se associaram ao sindicato.

Alexandra Gonsaga

Alexandra Gonsaga

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 13:17

Boa tarde Colegas,

Tenho algumas empresas, principalmente na área da saúde, estão recebendo a guia de contribuição confederativa, é devido? Pois o meu entender a contribuição confederativa é somente de associados.
Tem alguma base legal?
Já liguem na Delegacia do Trabalho e eles não souberam me responder???
Aguardo um retorno.
Muito obrigado.

Alexandra Gonsaga

Recursos Humano
Contabilidade Faria
Viçosa/MG

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.