x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 3.301

Apuração do Lucro Real x Presumido

Sarah

Sarah

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 08:14

Bom dia.
Estou com um problema para responder a as questões B e C.

Segue-se o enunciado:

Disciplina Base: Contabilidade Tributária

A região centro-oeste do nosso país vem apresentando um crescimento na área industrial
com diversos ramos de atividades, destacando-se a produção de máquinas e
equipamentos, inclusive para o agronegócio. A senhora Priscila Colosso é a diretora
executiva da empresa “Equipamentos Besculoso e Hibirgui LTDA”. Tem por sua contadora
a Sra. Andreina da Silva, que prepara relatórios contábeis detalhadíssimos e comparativos a
fim de apresentar à senhora Priscila Colosso as melhores opções de maximização dos
resultados. Essa empresa fabrica peças e rolamentos para máquinas industriais em geral e
aplica a tributação do Lucro Presumido. Tem entre seus melhores clientes a “Indústria de
máquinas agrícolas Mondercai LTDA”.
Em fevereiro de 2017, a Equipamentos Besculoso e Hibirgui LTDA efetuou compras a prazo
de matérias-primas no valor de R$ 158.125,00 com 13% de ICMS, mais 10% de IPI. As
vendas totais no mesmo mês foram a prazo no valor de R$ 397.566,00 com 13% de ICMS,
mais 14% de IPI.
A senhora Priscila tem como hábito efetuar reuniões mensais para discutir os resultados
apurados e, a partir desse ponto, efetuar novas diretrizes para a empresa, apesar da
Equipamentos Besculoso e Hibirgui estar no mercado há mais de dez anos, não é possível
desconsiderar a concorrência e solicita à sua contadora, a Sra. Andreina da Silva, as
seguintes simulações:

b) Avaliar se houve ganho ou perda caso a tributação seja mudada para o Lucro Real.
Obs.: apresentar a resposta em um quadro comparativo e efetuar um breve relatório sobre
a situação apurada.
c) Durante um evento com os empresários da região foi comentado que as exportações
poderão ter as alíquotas reduzidas em 15%. Tomando-se por base todos os tributos
incidentes em uma operação de venda no mercado interno, apurar a nova alíquota por
produto e o respectivo ganho tributário.
Obs.: apresentar a resposta em outro quadro comparativo e efetuar um breve relatório
sobre a situação apurada.

Jussara Santos

Jussara Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 08:32

Sarah, bom dia!

Você precisa fazer um quadro comparativo com as alíquotas dos respectivos impostos de cada tributação e aplicá-las aos valores de compras e vendas dadas no enunciado.

Este material da Econet pode lhe ajudar a entender melhor a questão do quadro comparativo clique aqui

Respeitosamente,
Jussara Santos

Respeitosamente,
Jussara Santos
Sarah

Sarah

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 09:51

Obrigada @Jussara Santos

Consegui fazer o Quadro Comparativo e fiz um DRE do Lucro real (Já que o enunciado diz da Tributação do Lucro Real).
Com base somente no DRE dele, pude ver, que a empresa teve um Ganho. Pois pagou o imposto e ainda obteve lucro.

Porém, fiz o DRE do Lucro Presumido separadamente em uma folha, e pude ver que a diferença do Lucro Presumido x Lucro real, são de 22 mil.

Se for apurar somente o Lucro Real, a Empresa teve um ganho.
Mas, se for apurar e comparar o Lucro Real e o Lucro Presumido, teve perdas.


Assim, não sei como faço meu relatório. Se registro somente o Ganho do Lucro Real, ou se registro a Perca que vai ter, se mudarem do Lucro Presumido para o Real.

Jussara Santos

Jussara Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 15:05

Sarah, boa tarde!

Perfeito.

Elabore um parecer apontando e comparando os possíveis ganhos e perdas nos dois regimes.

Na minha opinião e de acordo com o quadro comparativo houve perda com a mudança para o Lucro Real, pois uma vez que temos a possibilidade de se creditar do PIS e da COFINS nas compras de MP's, as deduções ainda assim não foram suficientes para suprir o aumento da alíquota dessas alíquotas aplicadas nesse regime tributário.

Caso haja dúvidas, volte a postar.

Respeitosamente,
Jussara Santos

Respeitosamente,
Jussara Santos
Sarah

Sarah

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 16:53

Sim, exatamente.

Não sei se minha lógica está certa, mas:

Levando em consideração ao Lucro Presumido, fiquei em dúvidas de como registrar.
Durante as horas, eu fiz uma DRE do Lucro Presumido pra comparar e até registrei dessa vez no trabalho para mostrar. Que optando pelo Lucro Real, acaba tendo uma perca de 22 mil. E que neste caso, seria mais recomendável o Lucro presumido.

Apesar do Lucro presumido ter um valor pré-fixo e não dar créditos, ainda deu lucro á mais do que o Real.

Então neste caso seria recomendável Optar pelo Lucro presumido.O Lucro foi maior que o pré-fixado pela Lei. Assim, a tributação cairá apenas nessa margem.

Jussara Santos

Jussara Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 15:02

Sarah e Sheila, boa tarde!

Abaixo um modelo de parecer simples para vocês terem uma base.

"Ao Sr. Diretor(a) (nome diretor),

Ref. a (assunto abordado)

De acordo com as análises feitas nos quadros comparativos abaixo, não recomendo (tal projeto/mudança), pelos motivos expostos:

descrever os ganhos/perdas se optar por tais mudanças/projetos

Datar e assinar"

Respeitosamente,
Jussara Santos
Sarah

Sarah

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 15:16

Muito Obrigada, Jussara!

Realmente não sabia como fazer o relatório da Questão B.
Fiz um relatório meio estranho, mas veio em boa hora o Modelo. Vou usar ele para organizar o que eu já tinha feito.

Mas agora eu to em dúvidas da Questão C.

Já fiz a Redução de 15% nas Alíquotas de Tributações, montei Quadro e a DRE.
Novamente estou parada no relatório, mas é pelo motivo da questão dizer sobre o Mercado Interno.

O mercado interno seria o Apurado na Questão B?!
O que seria esse ''Ganho tributário'' propriamente dito?! Seria o Imposto a Recuperar?

Yanine Oliveira

Yanine Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 18:28

Gente alguém poderia me enviar esse trabalho no meu e-mail?
Não estou conseguindo fazer e preciso muito.
Meu e-mail: @Oculto
Desde já agradeço!

Sarah

Sarah

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 19:33

Boa noite.

Eu terminei meu trabalho e enviei ele a poucas horas. Não posso enviar eles, mas posso mandar a explicação de como eu fiz.

Mandarei para vocês em MP.

Obrigada Jussara e a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.