x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 9.683

Salario Maternidade

Jessika Fonseca de Souza Braga

Jessika Fonseca de Souza Braga

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 10:25

Uma funcionaria que trabalha meio período de ganha por hora vai sair de licença maternidade, o período em que ela ficara afastada pelo INSS ela recebera os mesmos meio salario ou será um salario minimo ?

as regra dos primeiros 15 dias tbm vale nesse caso ?

e apartir de quando que começa contar o afastamento, apartir do nascimento do bebe ou do atestado

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 11:30

A licença maternidade se dá com o parto, mas a critério médico pode ser iniciado até 28 dias antes deste, situação em que será comprovada com o atestado médico. Então se a Licença for antes do parto tem que ter o atestado obrigatoriamente. Caso contrário, a certidão de nascimento já comprovaria o parto e a licença iniciaria na data do parto (dispensa o atestado).

Se for empregada de empresa, o valor que ela receberá será equivalente a média dos salários, se for horista ou será o valor estipulado como salario se for jornada parcial. Nesse caso é a empresa quem paga e recebe o valor de volta em forma de compensação na sua GPS mensal.

Se for empregada do MEI, , empregada domestica, autônoma ou desempregada, receberá pelo INSS com base na média das contribuições, mas o valor será de 1 salário mínimo, pelo menos, pois o INSS não paga beneficio inferior a esse valor.

Jessika Fonseca de Souza Braga

Jessika Fonseca de Souza Braga

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 12:34

Se for empregada de empresa, o valor que ela receberá será equivalente a média dos salários, se for horista ou será o valor estipulado como salario se for jornada parcial. Nesse caso é a empresa quem paga e recebe o valor de volta em forma de compensação na sua GPS mensal. ME EXPLICA MAS CLARAMENTE ESSA COLOCAÇÃO.

no caso ela entrará com o código de afastameto Q1 e mesmo assim ela continuara a receber o salario na empresa todo mes ela virá na empresa pra receber os mesmo meio salario ela e horista e so trabalha meio periodo. eu continuarei a enviar a folha dela e a gefip dela so que informando o codigo Q1 ?

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 13:41

Se for horista: calcula a media das horas e apura o valor do Salario Maternidade com base nessa media.
Se for contrato parcial: O salario maternidade será o mesmo valor que você paga mensalmente

Você terá de informar Q1 no Sefip e informar o valor do salario dela, normalmente. Ainda no Sefip, nas Informações do Movimento da Empresa, em Deduções, informe também o valor no campo Salário Maternidade para compensar o valor.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 14:04

Jessika Fonseca de Souza Braga

A empregada vai receber da empresa, seu salário normal todo o 5º dia útil ...

A empresa recebe de ''desconto'' ( compensação) o valor pago, isso se dá na GPS.

Mesmo procedimento do salário família, a empresa antecipa e recebe a compensação quando paga a GPS.


O salário dela, é o que ela ganha normalmente, somente deve verificar em CCT, qual é a média que deves usar, geralmente os últimos 6 meses, seu sistema deve mais ou menos calcular isso...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 18 maio 2017 | 14:52

Jessika Fonseca de Souza Braga

Você vai informar que ela está afastada...

A sefip, através do código vai ''entender'' que ela está de licença maternidade e automaticamente vai jogar o valor ali no campo específico

Salario familia/ salario maternidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.