Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.708

Transformar associação em igreja

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 20 maio 2017 | 16:07

Prezada Colega;
Pergunta muito sucinta, e melhor esclarecer melhor, pois associaçao tem < N > tipos e objetivos, inclusive de caracter religioso, aparentemente deve ser o seu caso, mas simplesmente nao se pode transformar uma coisa em outra, pois existem legislaçoes a serem obedecidas, tanto para associaçoes como para igrejas. Pesquise mais, ou nos retorne com mais dados esclarecedores, para que possamos ajuda-la adequadamente. Aguardamos e boa sorte em seus propositos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sábado | 20 maio 2017 | 17:17

Olá, Aline Jesus dos Santos

No meu entendimento, o que precisa ser feito é uma assembleia com pauta de mudança de estatuto e objetivos da associação para igreja e fazer as devidas alterações no cartório onde a mesma está registrada e posteriormente na RFB, e, se for o caso na prefeitura da cidade de domicílio da associação/igreja.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
ALINE JESUS DOS SANTOS

Aline Jesus dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 20 maio 2017 | 21:04

Boa noite colegas,

Essa associação é um projeto social com finalidade de estimular a integração e a solidariedade entre os associados, apoiar iniciativas em favor da comunidade, defender os interesses dos associados e da comunidade, fundir obras de caráter social e beneficente, promover o desenvolvimento comunitário dentre outras, voltada para a comunidade e seus associados.
Tem estatuto e ata formalizado, é registrada no cartório e tem CNPJ.
Minha dúvida é :
Se já tem um estatuto e ata registradas, tenho somente que acrescentar no estatuto um artigo informando que, mediante assembleia com a comissão, foi decidido que haverá uma transformação de associação para igreja ? Ou terei que fazer um novo estatuto ?
Com esse estatuto alterado junto com a ata da reunião assinada por todos os participantes, levaremos ao cartório para registrar esse novo fato.
Após esse passo fazer alteração da atividade junto a Receita Federal.
Estou correta ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 21 maio 2017 | 10:33

Prezada Colega;
No meu entender diante desses novos esclarecimentos, bem como a ajuda do prezado coleaga Claudio, que elucidou um pouco, no meu entender, voce tera que pesquisar mais, porque, toda igreja seja ela de que linha seja, tem suas regras proprias e seus estatutos,digo isso das tradicionais ja existentes, mas se for um ministeriu independente, mesmo assim tera que obedecer regras, que sao estipuladas por leis sespecificas de registro de entidades religiosas. Portanto como voce nao esclareceu a que linha sera praticada, evangelica, africana, mulcumana etc. e aconselhavel se e que ja tem uma decisao de qual fe vai praticar, se for a de denominaçoes ja existentes, procurar saber diretamente ao s superiores hierarquicos quais as providencias a serem tomadas, visto que nesse caso vai existir uma vinculaçao a uma denominaçao, e portanto estara sujeita as regras ja estabelecidas pela mesma. Agora se for um Ministerio Undependente e preciso elaborar o Estatuto, fazer a Assembleia e registrar os mesmos em todos os orgaos que o exigem. Ter escrituraçao contabil declarar Imposto de renda de isenta, enfim toda a parafernalia de uma firma, INSS, FGTS e toda a parafernalia , caso tenha algum vinculo de trabalho ou de autonomos etc..., começe com tudo certinho, para poder ter prosperidade. Fazer as prestaçoes de Contas aos Menbros, mostrar, transparencia na administraçao do patrimonio do Ministerio, para ter credibilidade e prosperar em seus objetivos. Preferencialmente criar um conselho Fiscal, que nao deve ficar sendo reeleito muitas vezes, para nao criar vicios, e que sejam pessoas integras da comunidade. A coisa tem que ser levada a serio, pois dependendo disso e que vem as bençaos e a prosperidade.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.