x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.182

Ctps sem baixa

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 13:28

Prezados colegas do portal, boa tarde.

Por favor, estou vendo uma das situações por qual ainda não tinha me deparado.

Estamos contratando uma funcionária, porém a mesma teve um emprego em 2014 onde foi desligada, mas na sua carteira de trabalho não tem data de baixa e nem assinatura e carimbo.

Posso registrar essa funcionária assim mesmo? Existe algum problema que posteriormente possa nos trazer penalidades?
Existe algo na legislação sobre isso?

Desde já agradeço imensamente.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 14:53

Juliana,

Quanto a você contratar não há empecilhos, porém, eu mandaria a funcionária resolver etá pendência antes de iniciar a contratação...
Sempre faço a verificação do desligamento anterior, obviamente nenhuma empresa pode difamar o ex funcionário mas sempre é bom saber o motivo da dispensa.
Outra situação é, o funcionário que se coloca a disposição num processo seletivo, tem que estar com todos os documentos e pendencias resolvidas para depois que iniciar o contrato não ter motivos para saídas para resolver o passado profissional. Muito comum é preciso baixar a carteira para sacar o FGTS, preciso fazer segunda via do RG porque casei, preciso fazer biometria do título, etc.
Já tive candidato que alegou que a empresa deu "calote" não pagou e não baixou a carteira, verificando diretamente, o mesmo havia roubado itens do estoque e desaparecido, não voltou nem buscar a marmita! A empresa era pequena e preferiu não registrar B.O.

Att

Angel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.