x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.950

Contabilização de filiais

Fernanda Rocha

Fernanda Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 09:50

Bom dia Caros Colegas ,


Comecei no setor contábil recentemente e tenho duvidas quanto a contabilização de filiais.
Temos um cliente que abril uma filial agora , então eu gostaria de saber quais procedimentos devem ser feitos .





Desde já agradeço .

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 12:49

Fernanda,

A escrituração contábil de matriz e filial pode ser feita de forma centralizada na matriz ou descentralizada.

Para o caso da descentralização, cada filial terá uma "contabilidade isolada", mas devendo a matriz incorporar os valores de suas filiais.

Outra opção é fazer de forma centralizada, onde não há qualquer separação.

Alguns lugares ainda se utilizam de centro de custos para controle gerencial.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Fernanda Rocha

Fernanda Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 15:11

Boa tarde Daniel ,


A escrituração será feita descentralizada . A matriz e a filial não transferem nada , nem dinheiro , nem mercadoria uma para a outra , cada uma arca com suas obrigações , sendo assim , fico em duvida se ainda resta algo para conciliação mensal .

Leonardo Gabriel

Leonardo Gabriel

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 16:00

tudo depende, se elas forem ''viver'' individualmente, tudo bem .. más corre o risco futuramente a matriz receber cliente da filial e ficar saldo em abertos.. meu conselho é fazer elas centralizada e lançar todo banco da filial na matriz contra empréstimo coligadas e depois tirar um balanço consolidado.. a conciliação ficará mais bonita e não terá problemas em tirar balanços consolidados.

estou focando na consolidação pois por determinação da Receita Federal, os tributos federais devem ser unificados, logo, você precisa de um Balanço Patrimonial consolidado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.