x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.148

NF não contabilizada

Vander

Vander

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 maio 2017 | 12:17

Boa tarde, meu sogro tem uma empresa de distribuição de alimentos, ele fez um barracão para depósito, porém, o barracão foi feito na pessoa física, ele comprou telhas no nome da pessoa jurídica, por descuido e falta de conhecimento mesmo, a nota é de valor alto R$ 180.000,00 e a mesma foi "engavetada", isso já faz 10 mesês, não mandou para contabilizar, pois, não tinha nada em relação a empresa e por não ser produto de venda (alimentos) e sim imobilizado ele achou que não teria problema. Qual a penalidade que ele pode sofrer por não contabilizar essa NF na empresa? É possível a receita fazer um cruzamento e ver que não foi contabilizada? Desculpem, eu sei que não é o correto, mas o que pode acontecer se ele deixar pra lá e não contabilizar?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 09:25

Mesmo que já tenha se passado alguns meses, entregue a nota fiscal para o contador analisar qual a melhor forma para acertar o equivoco.

Uma pergunta muito importante é quem quitou a Nota Fiscal e qual seria o destinatário correto, pessoa física ou jurídica?, diante desta informação o contador vai fazer a recusa da nota fiscal ou escritura-la retroativamente.

Respondendo as perguntas:

É possível a receita fazer um cruzamento e ver que não foi contabilizada?

Sim é possível

Qual a penalidade que ele pode sofrer por não contabilizar essa NF na empresa?


o que pode acontecer se ele deixar pra lá e não contabilizar?


Sujeito a penalidades. Vou te dar um exemplo: caso a empresa seja do simples e constatado por fiscalização que houve notas fiscais sem a devida escrituração a empresa poderá perde o direito de permanecer neste regime.






Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.