x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.461

Aquisição de Participação Societária com intenção de Venda

Rosana Gobbo

Rosana Gobbo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 15:33

Boa tarde.

Tenho um cliente tributado pelo Lucro Presumido que adquiriu 50% das quotas de uma empresa sendo que tem como intenção vender essas quotas posteriormente.

Os outros 50% foram adquiridos por uma pessoa jurídica distinta.

Minhas dúvidas.:
1 - Em qual momento a adquirida deve levantar o balanço para fins de verificação e contabilização de ágio ou deságio na aquisição das quotas, uma vez que a formalização do negócio se deu em 19/04/XX?

2 - Como deve ser classificada essa aquisição na contabilidade? Investimento, Estoque ou Ativo Não Circulante Mantido para Venda?

3 - Podendo ser classificada como Estoque, a tributação no momento da venda dessas quotas seria com base no Lucro Presumido?

4 - Podendo ser classificada como Ativo Não Circulante Mantido para Venda, qual será a tributação incidente?

5 - Para vender essas quotas como atividade da empresa, deve estar mencionado no contrato social e no CNAE a atividade de "Participação Societária"? Ou essa venda poderá ser considerada como faturamento uma vez que a empresa é uma administradora de bens próprios?

Obrigada
ROSANA GOBBO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.