x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.812

Desconto Vale Transporte

Ricardo Azevedo

Ricardo Azevedo

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 16:25

Olá, boa tarde!

Temos um cliente que fornecia vale-transporte e descontava 6% no holerith. Esta empresa mudou de endereço para um local bem mais longe e passou a fornecer van como transporte.
Na lei nº 7.418, de 16 de Dezembro de 1985, não fica claro se o desconto pode ser feito nestas condições ou somente quando o benefício é concedido em forma de bilhete ou cartão do transporte público coletivo.
Gostaria de saber o entendimento de vocês nesta situação.
E no caso de quem se opor a usar a van como transporte e preferir utilizar seu veículo próprio, a empresa fica obrigada a pagar algum tipo de ajuda, como auxílio combustível?
Muito obrigada desde já!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 6 anos Sexta-Feira | 26 maio 2017 | 17:05

ola Ricardo,

O art. 1º da lei 7.418/85 traz a definição do vale-transporte, assim dispondo:

Art. 1º Fica instituído o vale-transporte, que o empregador, pessoa física ou jurídica, antecipará ao empregado para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais.
Assim, o vale-transporte não é dinheiro e deve ser antecipado ao empregado pelo empregador, e ainda, a sua utilização será dará através do sistema de transporte público coletivo. Pode-se afirmar, portanto, que a indenização ao empregado por uso de veículo próprio para deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa ou o fornecimento de transporte pelo empregador não podem ser intitulados como vale-transporte.

Dos benefícios fiscais concedidos ao empregador

Os benefícios fiscais da lei 7.418/85 quando da sua publicação, eram a dedução das despesas com vale-transporte do imposto de renda devido (art. 3º e parágrafo único – revogados pela lei 9.532/97) a não configuração do vale-transporte como salário ou remuneração (desde que atendidos os requisitos da lei), bem como a não incidência de contribuição previdenciária e FGTS (art. 2º, a e b da lei). Tais benefícios foram assegurados também ao empregador que, embora não fornecendo o vale-transporte, fornecesse transporte ao trabalhador, por meios próprios ou contratados, conforme disposto no art. 8º da lei e conforme constou também do art. 33 do Decreto 95.247/1987.

Quanto ao art. 3º e parágrafo único da lei do vale-transporte, embora tenha sido revogado pela lei 9.532/97, tal benefício foi mantido pelo decreto regulamentador, conforme disposto no art. 32.

Da autorização para o desconto da cota-parte do empregado

O art. 9º do Decreto 95.247/1987 prevê que o empregado custeará o vale-transporte com 6% de seu salário básico, e que o empregador que conceda o vale-transporte (nos termos do art. 1º da lei 7.418/85), ficará autorizado a descontar a cota-parte do empregado (conforme parágrafo único do art. 9º do decreto).

Desta forma, a única possibilidade de o empregador efetuar qualquer desconto do salário do empregado relativamente ao transporte de casa para o trabalho e vice-versa, é se este lhe fornecer o vale-transporte nos moldes definidos pelo art. 1º da lei 7.418/85.

Se a empresa fornece transporte próprio ao empregado, a mesma não terá o direito de efetuar o desconto de 6% sobre o seu salário, uma vez que não estará fornecendo vale-transporte ao trabalhador (conforme definido no art. 1º da lei 7.418/85).

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.