x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.336

Contabilização de Imobilizado

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 13:16

Boa tarde.
Tenho um cliente que trabalhava sem uma empresa aberta e agora resolveu se regularizar. Ele possui todo o seu imobilizado, mas tudo foi comprado pela pessoa física, e ele nem sabe mais onde estão as notas. Como posso dar entrada desse imobilizado na contabilidade?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 16:55

Boa tarde, Caroline


Você tem duas opções:

1 - Classificar os bens cedidos pelo empresário como "Capital Social" no contrato de Constituição
2 - Caso a empresa já esteja constituída, poderá ser emitida uma Nota Fiscal de entrada

A contabilização destes fatos você pode encontrar nos arquivos do Fórum.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 17:30

Pois é Ricardo, a empresa já está constituida.
Eu havia pensado de fazer como se a pessoa física estivesse cedendo ou vendendo para a pessoa jurídica, mas sendo pessoa física, faria mediante recibo. Você acha que ficaria correto?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 18:22

Boa noite, Caroline


Se a empresa for do ramo do comércio, certamente ela terá Nota Fiscal de entrada, e este documento será o melhor recurso a ser utilizado.

Outrossim, abstenho-me de oferecer comentários mais detalhados porque desconheço ramo de atividade desta empresa; todavia, um recibo comum seria a última opção, e também no caso de ser impossível emitir uma nota fiscal avulsa por intermédio do Posto Fiscal de sua cidade.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 09:02

Ricardo, essa empresa é uma lanchonete, realiza suas vendas somente para consumidor final, por isso que ela não dispõe de nota fiscal de entrada. A receita estadual do meu estado permitia a emissão de nota fiscal avulsa, mas a função não está mais disponível. Esse é o problema, não vou conseguir emitir uma nota de entrada....

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 15:16

Boa tarde, Caroline


De acordo com minha capacidade e meu limitado ponto de vista tento auxiliar meus companheiros de profissão em tudo aquilo que estiver ao meu alcance.

Convém observar que uma Nota Fiscal (avulsa ou não) oferecerá bastante transparência ao fato porque este documento oficial sempre terá muito mais valor do que um simples recibo comum.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.