x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 813

Capitalização e Transferência de Estoque

Andrea Barcellos

Andrea Barcellos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 maio 2017 | 12:52

Boa tarde,
Estou precisando de uma orientação, veja se alguém pode me auxiliar.
Tenho duas empresas familiares, ramo comércio de material de construção, enquadradas no simples nacional. São 4 irmãos, dois na empresa 1 e dois na empresa 2. Eles precisam unificar as empresas e criar um depósito "fechado" para guarda do estoque, que estão em locais diferentes.
Como a legislação do Simples Nacional não permite fazer fusão entre empresas, pensei em outra forma de resolver a questão.

Minha sugestão foi manter a empresa 1, encerrar as atividades da empresa 2 e abrir duas filiais para a empresa 1. No entanto, estou com duvidas em como devo fazer para transferir do Estoque da empresa 2 para a empresa 1.
Pensei em baixar a empresa 2, dividir o estoque entre os sócios e fazer uma capitalização na empresa 1 com este Estoque, já que os sócios da empresa 2 entrarão no contrato social da empresa 1.
Será que existe uma outra solução que não estou observando?

Este estoque será vendido posteriormente na atividade mensal, como devo tratar este capital?

Já verifiquei que o limite do simples não será afetado.
Também não sei se a pergunta está na sala correta

Desde já agradeço o auxilio
Andrea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.