x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 251

acessos 59.760

Erros ECF 2017

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 14:26

Boa tarde pessoal, sobre esse erro, vai sair uma atualização corrigindo, eu fiz tbm a recuperação em alguns clientes e corrigiu pq o PVA ta considerando apenas as contas que estao na ECD, o que tem que cuidar em gerar a ECD e apenas assinar é que na hora de transmitir ele vai dar um problema que nao vai transmitir pq nao vai achar o hash na base de dados!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 16:45

Boa tarde
Não estou entendendo um erro na ECF. Se eu indicar "Tipo de escrituração" = L (Livro caixa) , dá erro quando indico que "Critério de reconhecimento da receita" = 2 (Competência). Eu até entendo a intenção da Receita, mas não vi nenhuma Legislação que diga que a adoção do critério de reconhecimento da receita pelo regime de competência é uma condição de obrigatoriedade para a entrega do SPED Contábil.
Ou estou enganado e tem alguma Legislação que diga isso?

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
Jenifer N

Jenifer N

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 17:31

boa tarde!

vejam se podem me ajudar... na minha ecd o plano de contas possui somente as conta que tiveram movimentação no período. já na minha ecf o meu sistema importa todas as contas do plano de contas, com isso, o plano de contas da ecd diverge com o da ecf e gera erro em todas as contas que não tiveram movimento.
como faço pra resolver isso?
sou obrigada na ecd enviar todas as contas do meu plano de contas, independente de movimentação ou não?

obrigada desde ja!

Jenifer N

Jenifer N

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 17:44

Olá Jose Carlos,

será que podes me esclarecer como eu faço isso?
eu importei do meu sistema para o validador e tentei excluir manualmente todas as contas que não estavam na ecd, mas não deu certo...

obrigada!

André Moraes

André Moraes

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 18:02

Jenifer N

Boa tarde, tambem me deu este problema, porém solucionei acertando as contas no antes da geração do arquivo ECF, no sistema contábil, no meu caso era relacionamento tambem devido as contas zeradas.

caso não de certo tenta excluir essas contas zeradas já que não vão interferir em resultado algum.

LAURA CORNELIO COSER

Laura Cornelio Coser

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 08:57

Bom dia Pessoal
Minhas contas zeradas já exclui no sistema, importei somente o bloco J que é do plano de contas do meu sistema com as contas corretamente relacionadas com o referencial porém continuo com o mesmo erro "A Natureza da conta é diferente da natureza da conta recuperada no plano de contas da ECD. ......." sobre as contas do PL.
Realmente não vejo outra alternativa que não seja refazer a ECD!

Jenifer N

Jenifer N

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 10:38

Bom dia!

Fiz a exclusão manualmente dentro do PVA e deu certo. Pena que gera um pouco de trabalho, se o meu sistema contábil fornecesse a opção de gerar somente com as contas que tiveram movimento já estaria tudo certo.

Laura, você já deu uma analisada no grupo referencial dessas contas que estão apresentando o erro?
Se o grupo estiver diferente também apresenta essa mensagem...

LAURA CORNELIO COSER

Laura Cornelio Coser

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 10:41

Jenifer, fiz examente como vc fez e em relação as contas com saldo zero está tudo ok. Meu problema continua sendo sobre a divergência de contas do PL entre a ECD e a ECF. Refiz a ECD conforme a colega orientou, sem transmitir, apenas assinada e o erro persiste, pois na ECD não há nenhuma advertência em relação ao plano de contas, mesmo corrigindo tudo dentro do meu sistema contábil, quando vou importar pra ECF é que o erro aparece.

Emerson

Emerson

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 13:58

Laura Cornelio Coser

Não posso afirmar ser esta forma a maneira mais acertada para solucionar este erro, eu fiz e zerou os meus, vou manter assim até sair a atualização conforme falou o colega acima.

Os erros das contas do PL, ECD X ECF no arquivo ECD pra mim consta PL como 09 enquanto na ECF o PL é 03.
O que fiz, alterei manualmente o arquivo mudando onde está 03 para 09. .

Repito, não sei se esta é a melhor forma, mas como isso não vai implicar no resultado eu fiz dessa maneira.

Até aproveito para questionar com os colegas a validade legal dessa alteração na descrição da ECF, se isso implicaria algum problema futuro, já que não muda nada no resultado.

Caso sirva ou encontrem outras formas de corrigir este erro agradeço se me avisarem.


Emerson Santos
Jenifer N

Jenifer N

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 14:15

Boa Tarde José Carlos,

Vi que na minha Ecd as contas do PL estavam referenciadas como passivo, como você já explicou, se na ECF elas estiverem referenciadas como Patrimônio Liquido vai acusar erro. para corrigir isso, somente retificando a ECD certo? você acha que pode haver uma nova versão permitindo estes ajustes?
Minhas ECD's estão todas completas, com todas as demonstrações contábeis que são exigidas, você algum problema em deixa-las assim?

Olá Juliana,

e quanto as ECD que você gerou novamente para corrigir a natureza das contas, como você conseguiu recuperar na ECF uma nova ECD se precisa do arquivo hasch?
estou com este problema também, as minhas contas do PL foram com natureza 02 (passivo) e na ECF esta ajustado mas da erro em todas as contas.

Obrigada desde já!

ÂNGELA

Ângela

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 16:36

Prezados,
Alguém já tentou transmitir na nova versão? Não consegui transmiti aponta o seguinte erro no momento da transmissão " A versão do PGE utilizado para transmissão do arquivo de ECF não é mais válida."

Thais Destro Marques Silva

Thais Destro Marques Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 12:52

Boa tarde,
vcs estão conseguindo importar somente blocos na ECF? Exemplo apenas registroJ050? Quano eu tento fazer isso, não aparece a opção dos blocos, apenas de importar a ECF inteira...

SERGIO

Sergio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 17:40

Boa tarde
estou com seguinte advetência, natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contábil no registro J50, como corrigir isso, pois este erro não aconteceu na ECD, alguém pode me ajudar?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 17:45

Sergio este erro normalmente nao acontece na ECD

O que acontece, vou te colocar o que é mais comum

NATUREZA 02 Passivo informado na conta de patrimonio liquido que deveria ser em uma natureza 03 PATRIMONIO LIQUIDO, ai vc vai para ECF e vincula a conta que esta PASSIVO no grupo 2.03 que é patrimonio liquido ai ele acusa a diferença!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
SERGIO

Sergio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 08:29

Bom dia José Carlos
vou tentar proceder desta forma, mas será que Receita Federal não vai atualizar a versão para que seja corrigido este tipo de advertência?

Muito Obrigado.

E-mail: @Oculto

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 09:45

Estou com o mesmo erro sem solução.
Na ECD natureza 09 e na ECF 04. Mas se passo para 09 a conta, me apresenta mais erros, de que precisa ser 04.

Esgotei todas minhas tentativas já, será que há mesmo uma esperança do validador estar com erro e daqui a pouco liberar somente com advertência isso?

Raquel Damazio

Raquel Damazio

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 10:13

Bom dia, a todos do fórum!

Estou com o mesmo problema da nossa colega Adrielli, no ECD a conta esta com natureza 09 e não consigo corrigir no ECF.
Acredito que seja problema no validador que não esta importando as contas do ECD que estão com a natureza 09.
Pois observei que no meu ECD constam a informação da conta, os lançamentos , balancetes e balanço. Esta tudo OK.
Mas no ECF essa conta de natureza 09 não aparece e quando cadastramos a conta aponta esse erro. Já fui no FALE CONOSCO do Sped ECF questionando isso, mas obtive resposta.
Se alguém conseguir resolver compartilhe aqui a solução.

Obrigada.

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 10:15

Bom dia

Peguei um cliente que estava com contas do PASSIVO vinculadas a conta 09 nao sei se é o caso de vcs, mas o PVA nao aceita mais a natureza divergente entre as escrituração a unica forma é substituir a ECD!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Página 2 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.