x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.251

Como voltar a declarar depois de anos isento?

Bruno Cazarotto Drabach

Bruno Cazarotto Drabach

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 22:22

Pessoal a mais ou menos 8 anos atrás eu tinha uma empresa de prestação de serviço de Informática minha contadora parou de fazer minha declaração PF pois estava isento de declarar pela lei.
Então a 8 anos que não entrego mais a declaração.
Atualmente tenho em meu nome somente uma empresa com o capital social de 100 mil + uma poupança de 130 mil
Em nome da minha esposa que somos casados oficialmente temos 2 terrenos comprados depois do Casamento a uns 4 anos atrás avaliados em 160 mil dos dois + um carro de 30 mil
Tanto eu como minha esposa nunca ganhamos mais que 2.000,00 mensal cada um "registrados", sendo que atualmente não temos nem uma renda registrada.
Sempre tive uns negócios extras os quais deram lucro mas não tinha nada registrado. (OBS: não sou politico, nem tenho ligação com eles ehehehe)
Comprei uma área de terra cujo valor avaliado para fins de emolumentos ITBI será + ou - 300 mil (lembrando que ainda não foi escriturado)

Pergunto:
1ª - Até aqui tudo certo? não declarei e não devo declarar ?
2ª - Queria muito fazer uns investimentos pequenos em fundos de investimentos e quem sabe na bolsa de valores mas minha contadora me falou que se eu fizer vou ser obrigado a declarar. É verdade?
Alguém tem alguma orientação, conselho ou evidencia que me ajude a evitar dor de cabeça no futuro?

Obrigado !!!

Um excelente trabalho a todos

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 06:36

Claro, sua contadora, nao deveria deichar de fazer sua declaraçao mesmo que sua renda , nao oobrigase, porem voce possuia bens e conta bancaria, e tem um limite em que mesmo nao tendo renda que torna obrigatoria a fazer a declaraçao, mas tendo bens no limite que e obrigado deveria faze-lo. Com isso sua evoluçao patrimonial, iria se desenvolvendo seu saldo bancario evoluindo, enfim as coisas iam tendo um procedimento normal. Agora sua situaçao ficou complexa, e a dela tambem, pois existe um orgao chamado COAF, que obriga o contador a informar situaçoes anomalas, por exemplo como voce tem uma fima com capital de 100.000,00 e uma poupança de 130.000,00, e nunca informou a SRF. Sem querer desprestigiar sua contadora, mas me parece que ela nao lhe aconselhou adequadamente, e agora voce tera que fazer a declaraçao , e talves a SRF, peça explicaçoes, para saber a origem desses valores. Muito cuidado, se possivel converse com um advogado . Pois tera que ter uma boa explicaçao como obteve esses valores e os mesmos nao foram tributados, de forma alguma. Existem mais pessoas nessa situaçao, e depois quando precisam vender um imovel, ou comprar, essas informaçoes, chegaram ao serviço de inteligencia da SRF, via informaçoes que os Cartorios sao obrigados a mandar, e os Bancos ao BACEN os cartoes ao DECRED e outros, com esses cruzamentos, voce entra na malha fina para explicar o Milagre da multiplicaçao do Patrimonio. Se nao conseguir, ganhara uma bruta de uma multa e um proceso por sonegaçao fiscal.
Sds> Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.