x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.462

SEFIP está calculando o INSS igual ao FGTS

Cíntia Melo

Cíntia Melo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 23:37

Boa noite, pessoal!

Estou iniciando com a SEFIP e estou com muitas dúvidas.

Segue uma delas...
Quando fui conferir os valores do FGTS e o INSS na SEFIP percebi que os valores estão iguais, ou seja, o INSS está com o mesmo valor do FGTS (o FGTS está correto).

Alguém sabe como resolver? Já fiz inúmeras pesquisas na internet e não achei nada. Alguém já passou por isso e pode me ajudar?



Obrigada,
Cíntia.


Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 10:50

Cíntia Melo

O valor do SEFIP deu diferente do seu resumo de folha de pagamento gerado no seu sistema?

Isso não é errado....Se a empresa é do SIMPLES, o salário dos funcionários ficar na faixa de 8% e não tiver pro labore, o FGTS será igual ao INSS mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 13:41

Cíntia Melo boa tarde!

Bem vinda ao contábil!

O fgts é pago com base na remuneração do trabalhado correspondente a 8%;

o INSS tem a faixa de 8, 9 e 11%, ou seja nem sempre os valores totais de inss e fgts vão ser iguais devidos as faixas, o correto é sempre simular a sefip antes de entrega-la e conferir o resumo da folha com os valores apresentados no sefip, devendo o programa do sefip esta com suas tabelas atualizadas afim de evitar erros ou pagamento tanto a maior ou a menor.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 14:03

Cíntia Melo,

Nem sempre o programa do sefip busca a atualização automática dizendo que não tem e existindo sim atualizações.

Veja se o seu programa esta assim;

Versão 8.40 20/08/2014
Tabela INSS 18/01/2017
Tabela Selic 04/2017
Tabela de índices de fgts até 09/06/2017

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 14:20

Cíntia Melo

Provavelmente sim.....ou a remuneração dos funcionários foi informada errada.

depois verifique no relatório de simulação de fechamento o valor que esta sendo descontado um a um.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Cíntia Melo

Cíntia Melo

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 2 junho 2017 | 14:32

Karina,

O salário está informado certinho, já conferi.
Vou dar uma olhadinha um a um pra verificar se está descontando certo, mas acho que o problema está mesmo nas tabelas desatualizadas.


Karina e Fredson,

Não tenho como agradecer a ajuda de vocês, eu estava desesperada com isso.

Obrigadaaaa!!!


Mas tarde vou dar uma olhada e depois dou um feedback pra vocês se tudo deu certo!!!


Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.