Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 10

acessos 7.487

Dúvida SPED ECF 2017

Claudio

Claudio

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 14:53

Boa tarde, estou com problemas para realizar a escrituração das empresas com estoque daqui do escritório. A questão é a seguinte: No registro L210 é informado o valor do custo por trimestre, baseado no preenchimento do estoque inicial +compras - estoque final. Até aí ok, todavia, no registro seguinte (L300) demonstra o DRE por trimestre. E nele, minha linha de custo sai com valor errado. O registro não considera o valor inicial e final de estoque em cada trimestre e por conta disso, o valor do custo sai errado. Se clicar na linha onde informa o custo total por trimestre, abre uma aba contendo as contas que compõem o valor. Todas ok! como por ex. valor de compras, pis s/ compras, cofins s/compras, devolução... Só que para que o valor esteja de acordo com os meus demonstrativos e até mesmo com o valor do registro anterior (L210) era necessário ele considerar o saldo inicial e final. Alguém tem ideia de como resolver essa questão, to tentando achar uma alternativa a vários dias já. A empresa em questão trata-se de uma tributada com base no regime do lucro real.

Obrigado.

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 17:53

Claudio boa tarde!

Sua conta de saldo inicial deve compor o grupo de custos também no meu caso aqui eu tenho o seguinte:

Mercadoria para Revenda conta do ATIVO

Depois tenho ESTOQUE INICIAL no CUSTO e também estoque FINAL no CUSTO, com isso o valor que estava no ativo transfiro para essa conta de estoque inicial e depois faço a mesma coisa com o saldo de estoque final!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Claudio

Claudio

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 11:27

José bom dia, obrigado por responder. Não entendi quando diz que tem estoque inicial e final no custo. Você criou essas contas como contas de resultado para transferir saldos? Qual o procedimento a ser realizado?

EVERTON MACHADO VIEIRA

Everton Machado Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 10:40

Aproveitando o tópico do caro colega Claudio,

Estou com com o seguinte problema:
Atualizei o Java para a versão 1.8, e o PVA para a versão 3.0.1, porém ainda continuo com o mesmo problema que é o seguinte: gero o arquivo Sped ECF no meu sistema contábil, importo no PVA junto com a ECD atual e o ECF anterior, porem antes de enviar faço uma revisão dos dados, e notei que preciso fazer um ajuste de realocação de conta no PVA no registro L300 (DRE) , porém não consigo fazer o preenchimento ou digitação nas celulas certas, podem me ajudar?

Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 13:31

Estou com o mesmo problema, a empresa é tributada no lucro Real trimestral e no L210, está informado corretamente os valores de estoque inicial, compras, estoque final e CMV.
Mas quando o PVA compõe os registros de valores do CMV no L300, simplesmente ignora os lançamentos de estoque inicial e final do L210. Quando eu clico sobre o valor do CMV do registro L300, ele demonstra as contas de resultado que estão referenciadas, ou seja, compra de mercadorias, impostos recuperáveis e devoluções de compra.
O resultado dessa conta é o valor das compras líquidas, mas não considera os valores de estoques inicial e final, e o CMV do L300 diverge do CMV do L210. Vejam que a conta de estoques é uma conta patrimonial, e quando clico no L300 para exibir sua composição, só exibe as contas de resultado utilizadas no seu cálculo.

Alguém pode me auxiliar?

Desde já agradeço!

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 14:07

Renato o que acontece, no L300 é os valores das contas de resultado, conta que vc referencia no plano de contas padrão como 3.01.01.03.01.02
, com essa conta ele compara com o L210 entao todas as contas que sao vinculadas a devida conta que vai fazer a comparação provavelmente em suas contas de estoque esta vinculado no ATIVO, por isso da o problema da diferença!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Renato

Renato

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 08:05

José Carlos, bom dia,

Realmente minha conta de estoque esta vinculada no ativo, mas se eu vinculo o estoque para 3.01.01.03.01.02, da outra divergência no L300 aparecendo agora apenas o valor do estoque final e não o valor do custo que está no L210, simplesmente ignora os lançamentos de estoque inicial, compras e CMV, teria uma outra solução para eu resolver essa diferença.

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Renato

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 10:25

A solução seria vc ter uma conta no custo como saldo inicial e final, hoje eu tenho assim!

Contas

Compras a Vista
Compras a Prazo
Estoque Inicial
Estoque Final


quando se transfere o valor do ativo para o custo

D-ESTOQUE INICIAL CUSTO
C- ESTOQUE ATIVO Com o valor do saldo inicial

Quando transfere o valor do saldo final para o ativo

D- ESTOQUE ATIVO
C- ESTOQUE FINAL CUSTO




Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 09:18

Caros colegas, bom dia!

Somos enquadrados no regime cumulativo e recebemos uma intimação da Receita solicitando retificação da ECF, pois no último trimestre de 2014 indicamos imposto a pagar, porém nos outros trimestres tivemos imposto retido e prejuízo. Para compensar a apuração do IRPJ e CSLL fizemos a Perdcomp. Minha dúvida é: em qual campo da ECF devemos lançar os impostos retidos do trimestre anterior para compensar na apuração do 4º trimestre e retirar a informação de imposto a pagar? Pois na intimação o auditor solicitou que retificassemos a informação.

Desde já agradeço esclarecimentos.

Att,

Felipe Mesquita
Contabilista
e-mail: @Oculto
Oculto

Douglas Moreira

Douglas Moreira

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 09:14

Jose Carlos Barbosa Pereira, bom dia!

Vejo que você é um dos colaboradores que mais ajudam os demais colegas e usuários em relação aos SPED's. Em relação ao problema do início do tópico, estou enfrentando ele agora. É a primeira vez que faço Sped ECF lucro real com apuração trimestral. Na situação que você explicou ao outro colega, você orientou a colocar a conta de estoque como custos. Fiquei na dúvida se é possível realizar essa "mudança" dentro do próprio PVA, pois já não tenho como alterar o plano de contas dentro do meu sistema contábil, inclusive por causa da ECD.
Você saberia e poderia me responder ou me orientar de alguma forma a resolver essa diferença que o PVA não apura?

Att,
Douglas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.