x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.336

retificação sped contabil 2016

Sueli Gobbi

Sueli Gobbi

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 14:27

Fiz o sped contábil e na data fonal seria 31/07/2016 quando houve a troca de contador, coloquei 31/12/2016 como retifico.
Tem também dois lançamento posteriores a julho/2016 que seria do outro contador como retifico.

Wagner Luiz de Oliveira

Wagner Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 junho 2017 | 10:08


Bom dia colega Sueli Gobbi,

No primeiro caso, terá que fazer uma substituição da ECD, alterando assim, a data da escrituração.

Vale informar que no momento da retificação, é necessário fazer uma "carta", como se fosse uma ressalva, salvar em arquivo txt e enviar para a RFB. Nessa carta, você estará informando o que está sendo corrigido na ECD. Favor observar a informação abaixo, extraída do Manual ECD:

"1.12. Substituição do Livro Digital Transmitido
De acordo com o Decreto no 8.683, de 25 de fevereiro de 2016, todas as ECD de empresas estarão
automaticamente autenticadas no momento da transmissão e o recibo de transmissão servirá como comprovante de
autenticação.
As ECD transmitidas a partir de 26/02/2016, serão consideradas automaticamente autenticadas, em
virtude do Decreto no 8.683, de 25 de fevereiro de 2016, e não poderão ser substituídas.
O procedimento de cancelamento da autenticação por erro de fato que torna a escrituração imprestável
será regulamentado por norma do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI).
Roteiro prático para substituição do livro digital (Para ECD com NIRE ou sem NIRE):
1. Se o arquivo é o que foi assinado, remova a assinatura. A assinatura é um conjunto de caracteres
"estranhos" que fica após o registro 9999. Basta apagar tudo que fica após tal registro. Para fazer isso,
edite a escrituração com algum editor de texto do tipo “Bloco de Notas”.
2. Corrija as demais informações no próprio editor de texto do tipo “Bloco de Notas” ou no PVA do Sped
Contábil. Se for utilizar o PVA do Sped Contábil, importe o arquivo sem assinatura para o PVA.
3. Valide o livro no PVA do Sped Contábil utilizando a funcionalidade Arquivo/Escrituração
Contábil/Validar Escrituração Contábil.
4. Assine.
5. Transmita."

Espero que eu possa ter ajudado.

Wagner Luiz

ALINE DE ALMEIDA

Aline de Almeida

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Sábado | 15 julho 2017 | 09:00

Bom dia!

Gostaria de saber se consigo entregar como Livro caixa um ECF e depois retificar para contábil sem pagar multa?

Pergunto pois estou com problemas de erros, fiz a ECD normalmente sem erro algum, mas chega agora na ECF dá erros relacionado aos centros de custos devido que o sistema não aceita a mesma empresa usando contas COM e SEM centro de custo, ai to tendo que alterar tudo para retificar a ecd e ai sim fazer a ecf, pois no meu caso preciso de centro de custo pois é igreja e tem seus departamentos. Com tudo isso quando altero a ecd e vou importar para ecf dá erros. É meu primeiro ano com este caso, e infelizmente estou vendo que não conseguirei a tempo.

Já estou entrando em panico, pois a central sped que deveria ajudar vejo que não funciona mandam só ler manuais.

Espero que possa me esclarecer

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.