x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.612

demonstração de lucros e prejuizos acumulados

vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 08:55


Bom dia!!!!

Preciso que alguem me ajude por favor.

Trabalho em um Escritorio Contabil e estou com duvida em relação nos encerramentos das demonstrações contabeis, não sei se o que eu estou fazendo é correto, se esta faltando algumas informações. Vou citar abaixo um exemplo:

Quando eu encerro um balanço que ja vem saldo anterior de prejuizo, e no periodo que estou encerrando deu lucro, vai ficar no balanço as duas contas , eu faço um lançamento em 31/12 de abatimento de uma das contas para ficar somente uma no balanço, esta correto eu fazer isso? eu nunca fiz a DLPA, seria o caso de eu não fazer este lançamento de abatimento e lancar os valores de lucros e prejuizos na DLPA?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 09:10

Olá Vanessa.

Exato, você deve primeiro zerar a conta de prejuízo acumulado, ou seja, todo o lucro do exercício você transfere para a conta de prejuízo até que o saldo dessa conta seja R$ 0,00, após zerar o prejuízo o saldo restante de lucros (caso houver) você faz a destinação (distribuição de lucros, reservas, etc...)

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 09:50

Obrigada pela atenção Vanderlei.

Então, eu fiquei na duvida pq eu vi um livro diario de outro escritorio e no balanço tinha as duas contas Lucros e prejuizos, estranhei pq eu aprendi que no balanço encerrado não pode ficar as duas contas, e neste livro diario tinha a DLPA com o saldo abatendo as contas.
Então da forma que faço esta correta? não é errado eu fazer lançamentos depois do encerramento? eu ja pesquisei em varios lugares e não consigo obter esta resposta

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 11:10

Esses balanços que você viu com duas contas estão errados, a forma que você está fazendo está correta.

Após o encerramento das contas de resultado, você pode movimentar as contas patrimoniais, justamente para fazer a destinação dos saldos de lucros / prejuízos do exercício e/ou acumulados.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Letícia Rocha

Letícia Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 13:25

Boa tarde!

Eu tinha essa mesma duvida. Será que você Vanderlei tem alguma base legal ou algum caso de estudo sobre isso para me passar? Pois assim como a Vanessa em todos os campos de buscas que procuro não encontro nada exato ao assunto.

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.