x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 537

Duvida sobre MEI

Carlos Fernando Abreu

Carlos Fernando Abreu

Bronze DIVISÃO 1, Analista Informática
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 19:33

Olá pessoal, boa tarde!

tentei realizar uma busca, porém não encontrei algo muito concreto quanto a minha dúvida. Então vamos lá.

Estou registrando um MEI para atuar na prestação de serviço de TI, porém não devo iniciar de imediato. Os custos mensais mesmo sem movimentação são obrigatórios o pagamento? O que acontece se eu não pagar?

abraços,
Carlos Fernando

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 20:57

Boa noite Carlos,

Espero que possa esclarecer a sua dúvida de forma satisfatória:

A DAS-MEI deve ser recolhida todos os meses, independente de ter ocorrido qualquer movimentação pelo MEI.

Caso o MEI venha a efetuar o recolhimento da DAS-MEI em atraso, o valor desta será acrescido de multa de 0,33% por dia de atraso limitado a 20% e os juros serão calculados com base na taxa SELIC para títulos federais, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado.

O registro como MEI poderá ser cancelado caso o contribuinte não efetue os pagamentos da DAS-MEI por 12 meses consecutivos.

Maiores informações poderão ser acessadas no Portal do Empreendedor.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.