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Modelo de carta de suspensão de serviços contábeis por falta

Regiane Cristina Martins Calazans

Regiane Cristina Martins Calazans

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 12:04

Bom dia colegas,

Alguém teria um modelo de carta de suspensão de serviços contábeis por falta de pagamento?

Tenho um cliente que está me devendo desde dezembro, já tentei de várias formas amigáveis, mas não houve êxito.

Por estar em uma cidade "pequena", tenho que ter cautela com as atitudes a serem tomadas.

Por isso quero enviar uma carta de suspensão para ver se consigo pelo menos dar um susto nele.

O pior de tudo, é q o cliente é muito antigo, muito mesmo... tem pelo menos uns 20 anos... já fez isso outras vezes, mas antigamente a realidade era outra. Hoje mantenho o escritório para não mandar as funcionárias embora na esperança dessa crise melhorar, e realmente qualquer inadimplência hoje me deixa no vermelho.

Algum colega poderia ajudar?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 09:37

Bom dia Regiane, como vai?

A crise MERAMENTE política, que se transformou num evento tipicamente politico-financeiro (porque todo dinheiro do país, foi parar na mão de políticos e megas empresários, caso daqueles citados desde a deflagração da lava jato.), tem levado algumas empresas especialmente às pequenas, estas que nós meros contabilistas atendemos, a uma RUÍNA sem fim.

Como você bem disse, hoje a realidade é outra e certamente, essa "realidade outra nunca mais mudará", porque é como um TSUNAMI que inundou todas as vértebras dorsais das empresas e, repito, em muito especial as pequenas.

Todos os contabilistas que tem lá seus pequenos escritórios com 03 ou 04 empregados, estão passando por situações semelhantes à sua e talvez até pior! veja aqui mesmo no portal a quantidade de colegas que estão vendendo suas carteiras de clientes, porque não aguentam mais a situação do país, isso sem contar a BRUTAL "concorrência desleal", APLICADA por nossos próprios colegas de classe.

Mas em resumo, promova uma reunião com seu cliente, se possível parcele os débitos do mesmo e tente receber, um cliente de 20 anos não se pode perder assim da noite pro dia, tenha em mente que a crise se instalou e não irá acabar tão cedo, porque nossos governantes não querem que isso acabe, então, temos que buscar alternativas, alternativas essas muitas vezes paliativas.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
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Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Sexta-Feira | 23 junho 2017 | 14:31

Boa tarde Regiane!

Como muito bem postado pelo colega Claudio, um cliente de 20 anos não deve ser perdido sem que se tenha esgotadas todas as maneiras de se acertarem.
Uma reunião bem sincera com ele, expondo a sua situação também é de grande valia, mas só não entendi muito bem quando você escreve:

O pior de tudo, é q o cliente é muito antigo, muito mesmo... tem pelo menos uns 20 anos... já fez isso outras vezes, mas antigamente a realidade era outra


O quer dizer a realidade era outra? A sua realidade? Foi o que eu entendi.....

Caso você acerte com o mesmo, o que você poderia fazer é colocar a cobrança via bancária (boleto) com cláusula de protesto caso ele não pague, assim é uma forma de assusta-lo, já que com o nome protestado ele não vai poder comprar a prazo... Mas veja bem, é apenas uma sugestão pessoal, ok?


Boa sorte

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