Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 20.026

Alteração da razão Social do MEI

Daniel Gomes crispim

Daniel Gomes Crispim

Iniciante DIVISÃO 2, Web Designer
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 01:11

Boa Noite Colegas do Fórum, sou MEI e gostaria de saber se posso alterar minha razão Social ( Empresário Individual) geralmente usa-se obrigatoriamente nome Civil+ CPF, segundo a resolução CGSIM 26/2011.Porém de acordo com segundo pesquisas em outros Foruns alguns estados Brasileiros fazem essa mudança normalmente ignorando a resolução , já outros dizem que segundo essa resolução não é possível, outros vão além se alterar a razão Social de um MEI que está enquadrado no SIMEI , passa a ser tributado no Simples nacional . Resumindo posso Alterar minha Razão Social e ficar tributado como Simei ?

Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 07:48

Bom dia Daniel,

Desconheço essa possibilidade, uma vez que essas inscrições não são coordenadas por Juntas Comerciais. O CPF é utilizado especialmente para diferenciação do MEI, pois há chance de um empreendedor ter o mesmo nome que outro. O que você pode fazer é incluir um nome fantasia, este sim, colocando a nomenclatura que desejas.

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 09:12

Como o próprio nome ja diz, Micro Empresário Individual, não é uma Micro Empresa. Portanto deve ser estabelecido o nome do Empresário, porém no nome fantasia coloca-se o que desejar..

Lembrando que Mei não é apenas um regime tributário onde a empresa opta por ele, é um beneficio, com condição do mesmo ser um Micro Empresário, que antes era irregular e passará a ser regularizado. Porém continua como empresário para si mesmo.

Por isso que a Razão Social vem junto com o CPF do mesmo, para amarrar um ao outro.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Daniel Gomes crispim

Daniel Gomes Crispim

Iniciante DIVISÃO 2, Web Designer
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 13:54

Boa Tarde Patrícia Mattos e Lucas Amorin, Já tenho o nome de fantasia, porém ao meu ver seria mais Profissional e bem mais Vindo aos Olhos do Cliente Usar Empresa Tal á Nome Tal 1234567, vocês não acham ? passa-se mais confiança ao Cliente o nome da Empresa do que o nome do Empresario, visto que em recibos , notas fiscais tem-se o nome do Empresario + cpf e não o Nome da Empresa( me corrijam se eu estiver errado) eu gostaria de alterar pois recentemente abri Conta Corrente de Pessoa Jurídica e o Banco me disse que e a conta estaria em nome Civil + cpF tal como cartao do CCMEI, fica mais profissional meu cliente fazer um Deposito na Conta Empresa tal do que fulano de tal + cpf, pois passa=se mais credibilidade ao cliente, pois muitos relutal em fazer depositos em contas que constam nome civil .

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 junho 2017 | 08:46

Entendo seu lado Daniel, porém neste caso seria mais viável o senhor constituir uma Limitada, ou Eireli, porque nem pela categoria de Empresário Individual, nem pelo MEI, irás conseguir este feito.

Como empresário individual ainda será mais bonito pois não terá o CPF e sim a sigla "ME ou EPP ou as demais".
Como MEI, o que conseguirás é o seu nome + seu CPF, é Lei Federal, e nenhum município, ou Estado se meteu para regular este fato. O que acontece é que o MEI precisa de alguma forma ser diferenciado dos demais, como mesmo o ME ou EPP, ou EGP, e assim por diante.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 14:12

Paula Moreira ,

Então na RFB está o nome de solteira.

Tem que solicitar a alteração do nome (a última vez que falei para um cliente fazer isto tinha que ir no Banco do Brasil, não sei se estão fazendo isto ainda no BB).

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

William Viebrantz

William Viebrantz

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 10:01

Paula Moreira,

Conforme o Decio Pereira informou, para a inscrição do MEI no portal do empreendedor o usuário somente irá preencher o seu CPF, data de nascimento e o título de eleitor ou IRPF. A razão social é preenchida automaticamente pelo portal, não permitindo alteração pelo usuário. O mais provável é que o CPF dela está desatualizado, onde casou-se e não houve a alteração da documentação junto à Receita Federal.

Espero ter ajudado!

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 13:58

Daniel Gomes Crispim Sobre a conta bancária, algumas instituições permitem usar um 'nome personalizado' para a conta. A conta é aberta com sua Razão Social Nome + CPF, mas tem um nome personalizado nos cartões, talão de cheque e para quem te enviar transferências. Consulte seu gerente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.