x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 822

Saldo de devolução não informado no Sped Contribuições é per

ELISANGELA HENRIQUE

Elisangela Henrique

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 11:02

Olá. Tenho um cliente que recebeu uma devolução em julho/2016 de R$ 10.000,00. No mês de julho ele vendeu apenas R$ 500,00 e ficou com saldo da devolução a abater o faturamento de R$ 9.500,00 para os próximos meses.

Ocorre que ele só voltou a faturar em maio/17, quando então utilizamos os R$ 9.500,00 para abater sua base de cálculo e tributamos a diferença. Vendeu R$ 12.000,00 e tributamos R$ 2.500,00 apenas para PIS e COFINS.

O problema é que meu sistema não puxou esse saldo de devolução sozinho e nós não lembramos de menciona-lo na entrega do Sped Contribuições de agosto/16 até abr/17, logo não aparece a informação deste saldo a abater da receita. Um colega me disse que é melhor eu esquecer esse saldo e pagar os tributos sobre os R$ 12.000 porque terei que retificar todos os meses de agosto pra cá informando o saldo a abater de devolução e isso vai chamar a atenção da fiscalização.

Não concordo com isso porque foi um erro meu, preciso corrigir sem penalizar o meu cliente por isso. Então tenho 2 opções: 1) eu pago a diferença que não puder utilizar ou 2) eu arrumo o meu erro.

A dúvida é: ao invés de pedir autorização pra retificar todos esses meses eu não posso lançar um ajuste no EFD Contribuições de maio/17 para corrigir esse erro de preenchimento ao invés de retificar todos os meses pra trás que estava sem movimento?

Agradeço se alguém souber me ajudar.

Abs.

Nascimento Francisco

Nascimento Francisco

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 junho 2017 | 20:54

Ola Elisangela!

Nao vejo probemas de vc retificar as declaraçoes! Mesmo pq a devoluçao de Julho de 2016 esta refletida no seu livro diario ( ECD -2016 )

E no contabil gerou la no Ativo, esse Credito de Pis e Cofins. !

Vc retificando o EFD contribuiçoes , só estará trazendo a realidade o que ja esta no seu Diario contabil..

Refaça sem problemas, se assim vc nao fizer vc estará em divergencia com o seu contabil.

Mantenha a memoria de calculo por 5 anos numa planilha de excel .

Sempre mantenha os creditos de impostos no Contabil de igual com os controles das declarações entregues ( DCTF, EFD Contribuiçoes e SPED ICMS/IPI , GIA, PERDCOMP )

Grato
Oculto - Watts APP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.