Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.092

Estouro de ativo permanente

Glauber Robson Neves Silva

Glauber Robson Neves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 08:58

bom dia!

algumas empresas que estou fechando andei verificando que quando eu faço a depreciaçao , no balanço patrimonial, no ativo permanente aparece sempre um cr do lado do valor depreciado.. exemplo... 47,72cr, assim, como eu faço para eliminar este cr do lado, quando da estes problemas, que tipo de lançamento é feito para desaparecer este tipo de cr do lado, ou deixo como está e nao deprecio mas... obrigado!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 09:17

Bom dia Glauber,

Se bem o entendi (se não corrija-me) os saldos das contas de Depreciação no seu Balanço Patrimonial, constam credores.

Se é isto, estão corretos, pois as contas de Depreciação são redutoras das do Ativo Imobilizado, portanto, devem ter o saldo credor.

Entretanto se você se refere ao fato de estarem negativas contas do Ativo Imobilizado (se considerarmos a depreciação), é sinal evidente que a Depreciação foi efetuada em valores maiores do que as contas do Imobilizado, ou seja, continuam sendo depreciados itens já totalmente depreciados.

Neste caso, você deve detectar o erro e reverter os lançamentos de depreciação efetuados a maior.

...

Glauber Robson Neves Silva

Glauber Robson Neves Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 09:21

oi saulo, na questao de depreciaçao isso eu sei que tem que ser credoras, o negocio é que o ativo permanente nao deve ficar credor tb, se vc me entende... eu quero saber como eu faço o lançamento para este tipo de problema...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 10:07

Bom dia Glauber,

Faça exatamente como eu indiquei na resposta acima, reverta os lançamentos da depreciação.

Como abaixo:

Pela Depreciação
D - Depreciação (CR)
C - Depreciação de Veículos (AC)

Pela Reversão
D - Depreciação de Veículos (AC)
C - Depreciação (CR)

PS: Naturalmente você deve parar de efetuar a depreciação dos
bens que já estão totalmente depreciados.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.