x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 22.258

ECF - Planos de conta diferente: mudança de contador durante

AMANDA DE LIMA FELIPE

Amanda de Lima Felipe

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 17:32

Boa tarde
Alguém saberia me dizer como faço para entregar a ECF onde estão em anexo dois arquivos ECD's e os planos de contas são totalmente diferente?
Terei que alterar os lançamentos transportados da ECD que constam no balanço e DRE? Terei que acrescentar as contas no bloco do Plano de contas, visto que o plano que consta é o meu?

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 17:47

Boa Tarde Amanda,

No Manual do ECF, tem todos os detalhes para a tramissão do ECF quando a mudança de contador, e os arquivos ECD'S estão "Dividos" entre semetres.
Aqui tivemos 3 casos de mudança de contador, então importamos o primeiro aquivo, por exemplo dos periodos de janeiro a abril, e o restande que é de nossa obrigação utilizamos o mesmo plano de contas do aquivo gerado e fizemos " a mao" de abril a dezembro informando os respectivos saldos atuais, foi a forma mais facil para conseguir transmitir. Em vista segue orientação do Manual do ECF.

"1.10. Mudança de Contador no Período ou Mudança de Planos de Contas no Período Não é possível transmitir duas ou mais ECF no caso de mudança de contador no período ou mudança de plano de contas no período. A ECF deve ser transmitida em arquivo único, a menos que ocorra alguma das situações especiais previstas no registro 0000. Caso a entidade tenha que recuperar os dados da ECD, devem ser recuperados os dois arquivos da ECD transmitidos (um para cada contador ou um para cada plano de contas). Contudo, para que a ECF recupere os dados corretamente é necessário que os saldos finais das contas que aparecem no primeiro arquivo (primeiro contador ou primeiro plano de contas) sejam iguais aos saldos iniciais dessas mesmas contas que aparecem no segundo arquivo (segundo contador ou segundo plano de contas). Isso pode ser feito, na ECD, por meio do preenchimento do registro I157 (transferência de plano de contas) no segundo arquivo da ECD, conforme instruções do Manual de Orientação do Leiaute da ECD. Se isso não ocorrer, a ECF recuperará somente os dados do segundo arquivo e os ajustes necessários deverão ser realizados na própria ECF ou na ECD, por meio de substituição."

Espero que possa ajuda-la.

Att;

Cássia Fernandes

Cássia Fernandes

Analista Contábil

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.