x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.399

Duvida vocacional. Por favor quem poder me ajude.

BRUNO SOUSA

Bruno Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 18:04

Boa tarde.

Antes de continuar minha pergunta queria esclarecer que a mesma não se refere a um assunto especifico da area contabil, e como não encontrei uma sala especifica a esta, poste aqui.

E o seguinte, trabalho a um ano como assintente administrativo, mas quando entrei na empresa ja havia começado um curso de eletrônica, acabei de me forma e tinha como meta sair do meu emprego de assitente e atuar na area de eletrônica, só que devido a problema na minha empresa o meu serviço acabou sendo mais requisitado.

Então queria saber se esta area de contabilidade é uma area boa, o salario etc., pois se não pretendo em 2010 começar um curso de informatica e migrar para o ramo da eletrônica voltado à area digital, obs. o salario de um tecnico de eletrônia esta hoje entre R$ 800,00; R$ 1000,00 e 1500,00.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Editado por Bruno Luis de Sousa em 3 de agosto de 2009 às 18:05:55

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 18:50

Boa noite Bruno,

Ao que tudo indica sua dúvida não é tanto "vocacional" quanto "salarial".

Contadores, se competentes, certamente ganham mais do que os salários indicados por você. E se trabalharem por conta própria podem superá-lo dezenas de vezes.

Entretanto, como você mesmo intitulou, o "segredo" está em gostar (ter vocação) para trabalhar com contabilidade, quer como empregado, quer por conta própria.

Esta profissão exige muito empenho, estudo e boa vontade.

Você terá dezenas de Leis Federais, Estaduais e Municipais para estudar e por em pratica, será responsabilizado por seus atos e pelos de seus subordinados e (por vezes) terá suas atribuições confundidas com as de advogado. Terá que cumprir inexoráveis prazos cujo atraso sujeitam-no (a responsabilidade é sua), a pesadas multas.

Sem pelo menos estas três requisitos citados acima, a alternativa de ser técnico em eletrônica, ainda é a mais aconselhável.

Entretanto, aguarde a opinião de outros leitores do Fórum, pois apenas a análise de várias delas possibilitará algum tipo de conclusão.

...

Arísio

Arísio

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 23:59

Concordando com o que o Saulo falou...
Área contabil exige muito na área de legislação...
No entanto ainda vale apena investir na área contabil para aqueles que tem essa vocação....

....A humildade é essencial para um excelente aprendizado...pois é vivendo e aprendendo..
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 09:00

Bom dia à todos!

Realmente são áreas completamente distintas, concordo com o Saulo e o Arísio, e digo ao Bruno que para alcançar um retorno financeiro em ambas as profissões vai depender exclusivamente dele mesmo em se empenhar na área que ele escolher.
Sugiro que a melhor forma seria um teste vocacional prático nas duas áreas para que se possa sentir o que realmente a pessoa gosta de fazer.
Se a pessoa vislumbrar ganhar altos salários antes de saber se vai gostar ou não da profissão, certamente irá "meter os pés pelas mãos" e este não é o melhor caminho.

Boa sorte Bruno.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Lilian

Lilian

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 10:52

Bruno,

Bom dia!!

Concordando com cada palavra que os amigos acima escreveram, e principalmente ressaltando o explanado pelo Saulo que me parece ser um apaixonado pela nossa área, assim como eu, mas não com tanta experiência que esse nosso amigo tem, fica uma observação: " Feliz aquele que gosta do que faz, assim ele não precisa trabalhar..." Desconheço o autor.
E boa sorte na escolha de sua profissão!!
Grande abraço.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 16:36

Olá, pessoal!

Para quem está começando, o meio exerce grande influência sobre o campo de visão das escolhas. Portanto, é grande a chance de começar numa determinada área e por alguma circunstância migrar para uma outra.
Fala-se tanto em espírito de equipe, polivalência, atualizações, domínio tecnológico, idiomas, dinâmicas de grupo e outras tantas coisas que o cidadão não tem como satisfazer no início de sua carreira. Com isso, tentando oferecer algo ao mercado de trabalho para subsistir, o profissional assume o risco de retardar o desenvolvimento de suas vocações.
É importante absorver o conhecimento ao seu redor e confrontá-lo diariamente com suas próprias metas percebendo que oportunidades surgem ocasionalmente.
Resumindo: enquanto caminhar não pare para olhar e nem ande sem saber para onde vai.

Um abraço,

William.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
ROBINSON LIRA SOARES

Robinson Lira Soares

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 13:12

Boa tarde Bruno,

Com 20 anos você pode arriscar/investir bastante em seus sonhos e aptidões, o importante é ser feliz e um bom profissional sempre terá espaço no mercado de trabalho.

Um abraço,

Robinson

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 16:25

Bruno, espero que vc tenha sorte ao escolher sua profissão, e gostaria de lhe dizer que talvez o salário inicial não seja um bom indicativo do futuro numa carreira.
Eu escolhi Contábeis, já tinha feito uma faculdade anteriormente, e acredito que o segredo é gostar muito do que se faz e a contabilidade é mesmo apaixonante, apesar de muitas vezes ingrata.
Particularmente eu acho que vale muito a pena, a tendência é o contador ser cada vez mais valorizado, mas isso traz muito mais responsabilidades, em qualquer área, auditoria, escritório, perícia, trabalhar em uma empresa específica.
Vc tem 20 anos, realmente pode pensar um pouco mais, mas eu acho que o futuro, para o contador, é promissor.
Sucesso aí pra você!
Tchau!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.