x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.478

Lançamentos Contábeis

Angela Lopes Martins

Angela Lopes Martins

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 16:43

Boa tarde!
estou precisando de ajuda quanto ao lançamento de uma Igreja.
Estou iniciando os lançamentos contábeis de uma Igreja que teve inicio em 2005, mas nunca teve sua contabilidade lançada anteriormente.
Estou de posse do livro caixa, aonde são anotados as despesas e as Ofertas e Dízimos, sendo que iniciarei em Jan/ 2016.

Como devo iniciar este lançamento?
O saldo de caixa do exercício anterior posso lançar como Implantação de Saldo? Pois pelo que já verifiquei, se eu não lançar esse saldo de caixa do exercício anterior o caixa o exercício de 2016 vai fechar negativo. Alguém pode me auxiliar?

Devo fazer o seguinte lançamento?

D: caixa (AC)
C: Implantação de Saldo (PL)

Wagner Luiz de Oliveira

Wagner Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 11:27

Bom dia Angela,

Correto, ou se preferir pode abrir uma conta chamada "Balanço de abertura", que é considerada uma conta "transitória", que poderá ser usada para eventos ativos e passivos, bem como registro no patrimônio líquido, ok!

No site do CRC/Rj tem uma apostila do curso "Contabilidade o Terceiro Setor", onde explica sobre a estrutura do plano de contas de igrejas, ok!

Espero ter ajudado.

Att.

Wagner

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 14:10

Boa tarde Angela Lopes Martins !

Sugiro que verifique as obrigações fiscais dos anos anteriores para saber qual é a situação desta Entidade perante o Fisco.
O balanço de abertura também é importante para o início, onde sugiro à pesquisar aqui no Fórum sobre este assunto, onde resumidamente se faz um levantamento patrimonial da entidade de todas as contas ativas e passivas em 31 de dezembro do ano anterior.

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.