x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 478

Vale transporte não descontado por erro da contalibidade

Fabiana

Fabiana

Iniciante DIVISÃO 1, Projetista
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 08:57

Estou empregada desde dezembro de 2016 e a contabilidade não estava descontando os 6% referente ao vale transporte. Eu sou desatenta a isso, pois confiava na empresa e sua adm, mas em abril começaram a descontar e me informaram que eu vou ter que devolver o que não foi descontado. Isso procede? Foi erro da contabilidade e do rh da empresa que não se atentaram a isso. Eu até questionei o desconto de abril porque não assinamos a holerite na data certa e não tive conhecimento do que se tratava aquele desconto. Só descobri em maio que isso estava acontecendo.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 09:56

Ola Fabiana

Realmente a legislação trabalhista permite o desconto salarial de até 6% em folha de pagamento, sendo facultativo o desconto por parte da empresa.

No seu caso se começarem a descontar agora, o desconto será maior que 6%, o que feri a Legislação Trabalhista.

Outro Detalhe importante se os valores não descontado sofreram a retenção do INSS, FGTS e IR.

Sugiro dialogar com o RH para chegar em um denominador comum.

Espero ter ajudado.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 10:03

Fabiana


meio complicado,porem se a empresa optou por descontar e por um erro nao estava sendo descontado,seria correto a partir desse momento que descobriram o erro,o desconto devido.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.