x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.343

Contabilização de Cheque devolvido emitido pela empresa

Elisabete Paiva

Elisabete Paiva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 10:15

Bom dia, prezados colegas

Tenho um cliente que no dia 03/05/17 teve um cheque devolvido na sua conta, pois o cheque não foi preenchido corretamente.
No dia 18/05 o meu cliente fez o pagamento ao fornecedor com dinheiro, quitando sua dívida.
Sobre a contabilização desse fato, estou com dúvidas.
Vi vários posts aqui no fórum explicando a contabilização de cheque devolvido, mas como se fosse um cheque recebido, por motivo de venda/prestação de serviços
No meu caso, o cheque devolvido foi emitido pela própria empresa para pagar um fornecedor
No caso de cheque devolvido recebido, sei que posso fazer os lançamentos utilizando a conta "cheques em cobrança" do Ativo Circulante, pois é um direito a receber que a empresa tem.
E no meu caso, que é uma obrigação a pagar, posso criar a conta "cheques em cobrança" no Passivo Circulante?
Andei pesquisando e não achei nada sobre essa conta no Passivo, só no Ativo.

Gostaria de saber se posso acrescentar essa conta no meu Passivo e se não estarei ferindo nenhum principio contábil.
Caso não, que conta devo utilizar para contabilizar essa devolução de cheque?

Alguém poderia me auxiliar?

Att.
Lisa Paiva
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 09:25

Ola Lisa Paiva,

Quando ocorre devolução de cheque devolvida efetuamos os lançamentos a seguir.
Pela Emissão do Cheque
D - Fornecedor
C - Banco ( Cheque Devolvido)

Pela devolução do cheque
D - Banco ( Cheque devolvido)
C - Fornecedor

Pelo pagamento em Caixa
D - Fornecedor
C Caixa


Espero ter ajudado

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.