x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.437

Lançamento contábil de importação de mercadoria pelo adquire

Gabriela

Gabriela

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 11:01

Prezados, bom dia!

Realizamos importação de mercadoria através de importador (trading), na modalidade de importação por conta e ordem de terceiros.
Somos o adquirente da mercadoria, então, nos responsabilizamos pelo pagamento da trading, do despachante aduaneiro e do fornecedor no exterior. Esses valores são pagos antecipadamente. Realizo o seguinte lançamento:
D- Adiantamento p/ importação (AC)
C- Banco (AC)

Após a nacionalização da mercadoria pelo importador (trading) e emissão da NF de saída (entrada nossa), procedo da seguinte forma:
D- Matéria Prima (CR)
C- Fornecedor

D- Impostos a recuperar [PIS, COFINS e ICMS] (AC)
C- (-) Impostos s/ compras (CR – Redutora da Matéria Prima)

Feito isso, preciso conciliar os pagamentos com o fornecedor, identifico o valor correspondente de variação cambial, lançando a débito ou crédito a variação cambial passiva ou ativa contra fornecedor.

Mas, tem a seguinte situação, que está gerando dúvidas e confusão nos lançamentos...
=> O importador cobra além de seus honorários o ICMS 3,6% (a importadora tem benefício fiscal), mas destaca na NF 10%, no qual me credito.
Como fica o lançamento desta diferença (6,4%), que está destacado na NF, mas não foi paga?

Por fim, não consigo `zerar´ as contas, pagamentos (adiantamentos) com o valor da NF (fornecedor).

Alguém tem algum caso assim?

Desde já agradeço a paciência e atenção.

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 fevereiro 2018 | 16:32

Boa tarde!

Estou com dúvida pelo seguinte: tenho uma empresa importadora Lucro Presumido na qual paga sobre a importação:
Transportes (frete)
Exportador
Despachante aduaneiro
Emite uma nota de Importação para o exportador e outra nota de vendas como é feito esses lançamentos?
faltou a NF de entrada?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.