x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.013

doação de dinheiro

Juliana Gruenlich

Juliana Gruenlich

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 14:36

Boa tarde, estou fazendo a escrituração de uma empresa que iniciou suas atividades em 21/01/09 e é enquadrada no simples nacional na área do comercio, cujo seu capital é de 2.500,00, porem está empresa fez muitas compras antes da empresa estar constituida e depois tambem, para justificar as entradas e saidas de dinheiro da conta da empresa fiz um lançamento de doação de dinheiro á mesma ( D- caixa e C- receita de doação), gostaria de saber se isso é correto, e se o lançamento que fiz tambem está correto.
Alguem me ajude por favor, pois eu travei nesta questão!
Obrigada
Juliana

Editado por Juliana Gruenlich em 4 de agosto de 2009 às 15:41:17

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 16:38

Boa tarde Juliana,

Ninguém, por mais interessado que o seja "doa dinheiro" à empresa. Se o doador for sócio, fica clara e intenção de suprir o Caixa que pagou mais do que recebeu e a "mistura" de dinheiros.

Face ao exposto, você tem duas alternativas:

- Promove alteração contratual aumentando o Capital Social integralizado (e se for o caso também a integralizar) pelo valor "doado" deixando um percentual para integralização futura, ou

- Celebra um Contrato de Mútuo entre a empresa e o doador.

Cabe lembrar que este doador terá de ter respaldo em sua Declaração do Imposto de Renda, ou seja, deverá provar a origem do valor doado ou emprestado.

Notas:
- Considerei nas duas hipóteses que o doador tenha sido um sócio da própria empresa.

- O aumento do Capital Social com quotas subscritas e parte a integralizar, é importante porque se ocorrer o mesmo fato futuramente, será bastante a integralização das quotas ainda não integralizadas.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.