x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.075

Alocação de Custos

vlademir

Vlademir

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 6 anos Sexta-Feira | 23 junho 2017 | 16:28

Olá Pessoal. Estou reciclando alguns conceitos de alocação de custos visando adaptar em um orçamento matricial na nossa empresa que é uma transportadora e gostaria de discutir algumas alocações:

Por exemplo: Custos com borracharia: Seria correto alocar em custos com oficinas ou custos com pneus?
Minha opinião: Custo com Oficinas - custos com pneus é o consumo pelo desgaste natural.

Custos com Limpeza de Resíduos de lavação de veículos: É custo com limpeza de veículos ou custo com manutenção e conservação? Minha Opinião: Embora a causa do resíduo seja a lavação entendo que seja Manutenção e conservação do imóvel, pois o custo da lavação é o pessoal lavando e os produtos de limpeza. O resíduo é consequencia e precisa ser limpo para conservar o imóvel.

Custos com Aluguel : Se eu tenho um imóvel que é 80% usado para um negócio e 20% para outro como aproveitamento de espaço ocioso que não iria reduzir o valor do aluguel. Devo ratear entre os dois negócios?
Minha Opinião: Se a causa do aluguel é o negócio principal que ocupa a maior parte do imóvel ele deve arcar com 100% do custo pois o aproveitamento do terreno não pode onerar o outro negócio, embora se não tivesse este imóvel teria que alugar outro também.

Acho que a alocação deve ser feita normalmente sobre o tópico do "fator causal" (embora nos casos acima a controvérsia) e se é "eliminável ou não" como no caso do aluguel. Mas como é motivo de questionamento gostaria de ouvir algumas opiniões.

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.