x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.950

Folha de pagamento de Igreja

EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sábado | 24 junho 2017 | 18:39

Boa noite a todos.
Faço a contabilização de uma igreja e gostaria de saber sobre uma forma de agir correta, específica, e que não achei mais detalhes em outros tópicos do fórum.

Na igreja em questão a algumas pessoas responsáveis por algumas tarefas semanais e que recebem por isso, assim o administrador da igreja faz recibos para justificar tais pagamentos e coloca nos recibos como "gratificação". Nessa forma de remuneração também está o pastor. Gostaria de saber se isso está correto ou se devo pedir que assine a carteira de tais colaboradores e assim passo a contabilizar como folha de pagamento ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 25 junho 2017 | 10:07

Prezado colega, ha meu ver esta tudo errado, ja tivemos casos ate de igrejas grandes, aparentemente bem estruturadas que foi parar na justiça, devido a esses pequenos equívocos. Se sua denominação e uma das tradicionais, ou mesmo não sendo , e uma organizada segundo as leis, voce deve procurar orientação diretamente, ao seus superiores hierárquicos nessas já estabelecidas. Se você segue uma doutrina de pregação x mas e um ministério ou projeto independente e outra coisa. Sou auditor e já auditei igrejas a pedido da comissão financeira da mesma, e constatei vários erros e equívocos, inclusive alguns sem ma fe, mas por ignorar as leis, e outras de deslavada ma fé, indigna de um cristão que se reúne com outros irmaos, com o proposito evangelístico e de divulgação da palavra. Conselho, procure como lhe falei, se orientar adequadamente, com outro irmão mesmo que seja de outra denominação, para obter os conhecimentos necessários,para fazer as coisas corretamente. Existe um contrato de voluntario, que deve ser assinado , aos colaboradores, com testemunhas inclusive, para que não venham processar a igreja por vinculo de emprego etc. Tivemos um caso aqui que vou-lhe contar para sua ilustração, um casal , ocupava uma casa da igreja ao lado, e faziam a limpeza e conservação do templo, e o pastor lhes renumerava, como gratificação um determinado valor. Um belo dia, se desentenderam, e o pastor pediu que se retirassem, pois iria substituir os mesmos, oque fizeram? Uma reclamação trabalhista, pleiteando salario para os dois, ela como faxineira e ele como Pedreiro, e alem disso a inclusão do aluguel da casa como salario complexivo, ou seja deram uma paulada na congregação que teve que arcar com os gastos, de quem foi a culpa? De quem se propôs a abrir uma Igreja ou um Ministério ou Projeto, sem estar devidamente preparado para tal. Resumindo o Pastor pode ser um ótimo Pregador, mas péssimo administrador. Por isso recorra a uma pessoa de uma outra igreja que possa lhe orientar corretamente, para evitar futuros aborrecimentos, existem fases abertura, legalização, organização interna, e que vão evoluindo em função do crescimento, por isso e que se faz necessário um bom aprendizado com alguém que saiba o caminho das pedras corretamente.
sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Domingo | 25 junho 2017 | 11:00

Bom dia Sr. Manoel L. Ribeiro, vejo que é um homem de grande sabedoria, a igreja em questão aparentemente está se estruturando nas legalidades e conformes da lei, temos estatuto, Ata, CNPJ e todos os meios legais juridicos registrados, por isso busco esse conhecimento específico quanto aos voluntários e até mesmo o meio de remuneração dos demais.

Foi de grande ajuda o seu esclarecimento. Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.