Contábeis o portal da profissão contábil

29
Nov 2014
04:05

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA

6   respostas
5.313   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Usuário 2 Estrelas de Prata

postada em: Segunda-Feira, 18 de dezembro de 2006 às 08:35:00
Bom dia caros colegas, um cliente meu, representante comercial, recebeu na empresa a GRCSU - Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana ref. recolhimento da empresa conforme o valor do capital social, é obrigatório este recolhimento?

Desde já, obrigado!

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Luiz José

Moderador

postada em: Segunda-Feira, 18 de dezembro de 2006 às 09:35:00
Paulo, se empresa ja paga a um sindicato de classe, não tem porque se preocupar com as cobranças de outros sindicatos que aparecem de vez e quando.

AVISO AOS NAVEGANTES: Qualquer pessoa tem o direito de presumir–se inocente até a sua culpabilidade ser provada. Cabe a cada um ser reto em suas ações para que seja sempre inocente.
Franlley Gomes Belem

Usuário Estrela de Prata

postada em: Segunda-Feira, 18 de dezembro de 2006 às 10:16:00
Paulo, preste atenção para alguns pontos

São eles:

· A empresa que explora mais de um ramo de atividade deve recolher a contribuição em favor do Sindicato representativo da atividade preponderante. Entende-se por atividade preponderante a que caracterizar a unidade de produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente, em regime de conexão funcional.

· Quando a empresa desenvolver diversas atividades econômicas, sem que nenhuma delas seja preponderante, deve recolher a contribuição em favor do Sindicato representativo de cada uma dessas atividades, proporcionalmente ao seu capital social.

· Quando a empresa possuir filiais, sucursais ou agências situadas fora da base territorial do Sindicato a que corresponder o estabelecimento principal, deve atribuir, às mesmas, parte do capital social, na proporção das correspondentes operações econômicas, fazendo a devida comunicação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

· Inexistindo entidade sindical de 1º grau (Sindicato) e de grau superior (Federações e Confederação), a Contribuição Sindical deve ser recolhida na GRCSU, observando-se que o Campo relativo ao Nome da Entidade Sindical, deve ser preenchido com a indicação: "Conta Especial Emprego e Salário - Ministério do Trabalho e Emprego".

Espero ter ajudado.
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Usuário 2 Estrelas de Prata

postada em: Segunda-Feira, 18 de dezembro de 2006 às 17:00:00
Obrigado amigos Luiz e Franlley, só pra esclarecer, no meu caso então, ele ja paga a CORCESP, que é o Conselho dos Representantes Comerciais do Estado de São Paulo, e a guia GRCSU que chegou é de um sindicato da cidade de São Paulo denominado SIRCESP, o Conselho Regional da Categoria, substitui o Sindicato?

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Francisco Dias Pinho

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 17 de setembro de 2010 às 17:34:05
oi pessoal gostaria de saber se possivel eu posso conseguir uma cópia do comprovante de pagamento da guia (grcsu) da caixa economica federal, eu preciso saber onde conseguir este comprovante que foi perdido e preciso de uma segunda via do mesmo

obrigado
Rinardo Cezar

Usuário Frequente

postada em: Domingo, 19 de setembro de 2010 às 12:05:45
É comum uma empresa atuar em mais de um ramo e, com isso, pertencer a mais de um sindicato. O exemplo clássico é o da Incorporadora (pertence ao SECOVI-SP) que é também Construtora (SINDUSCON). Nesse caso, a contribuição total devida será rateada entre os sindicatos, proporcionalmente ao faturamento que cada área representa.
Emissão de guia ou de 2ª via no através do site da CEF
Ary Espindola

Usuário Iniciante

postada em: Domingo, 26 de setembro de 2010 às 23:46:06
Tenho funcionários que são auxiliares de escritório de uma empresa que tem como atividade locação e serviços de material de móveis e equipamentos de escritório.

A pergunta é: "qual é o sindicato para este caso?"

Tel. 21 2621-4346
Cel. 21 8134-0775
http://www.mafrecontabilidade.com
ary@mafrecontabilidade.com

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.19 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César