x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 3.295

CFOP de devolução

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 14:22

Oi Telma

SIM... terão os impostos que serem devolvidos a empresa de destino, na verdade o correto é fazer nos campos próprios e depois estornar nas declarações (GIA e SPED Fiscal), se sua empresa que recebeu for Simples Nacional. .. devolver nos campos dados adicinais para que a outras empresa recupere os impostos.
Obs: Já que o retorno será parcial dos produtos, os impostos serão devolvidos somente dos produtos devolvidos, parciais também.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 29 junho 2017 | 09:09

Bom dia a todos,

Telma,

Com relação a esta devolução se a sua empresa for do simples nacional atente-se ao ICMS próprio (caso haja), pois de acordo com o § 7º do artigo 57 da Resolução CGSN nº 94/2011 o mesmo deverá estar em campos próprios no caso do remetente ser do regime RPA (que apura o ICMS).

Caso sua empresa seja RPA também deverá mensurar o ICMS próprio (caso haja) atendendo o principio da não cumulatividade (artigos 19 e 20 da Lei Complementar nº 87/96), entretanto como a sua entrada foi para uso e consumo este débito deverá ser revertido no quadro "outros créditos" conforme dispõe o § 3º do artigo 66 do RICMS/SP.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.