Contábeis o portal da profissão contábil

24
Nov 2017
18:12

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Desenquadramento MEI Por Opção X Obrigatoriedade da DASN-SIM

10respostas
381acessos

Rafael Rocha

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos34
membro desde23/12/2016
cidadeSalvador - BA
Postada:Quinta-Feira, 29 de junho de 2017 às 20:50:35

Colegas, boa noite!

Gostaria de saber, em caso de desenquadramento do MEI por opção no meio do ano calendário, é obrigado ao ex-microempreendedor no exercício seguinte a declaração da DASN-SIMEI??

Desde já, grato!

Att:
Rafael Rocha
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens8.935
pontos127.105
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Sexta-Feira, 30 de junho de 2017 às 17:21:54
Rafael Rocha
Boa tarde!

O MEI deverá enviar a DASN SIMEI relativo ao período em que esteve sob a condição de micro empreendedor individual.

Sendo assim, se os efeitos do desenquadramento se derem no ano seguinte, deverá enviar a declaração com relação ao ano anterior.

Att..

"Se pensarmos no pássaro garantido em nossa mão, perdemos uma revoada de oportunidades..."
Rafael Rocha

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos34
membro desde23/12/2016
cidadeSalvador - BA
Postada:Segunda-Feira, 3 de julho de 2017 às 11:03:35

Paulo, bom dia!

No meu caso, a empresa se desenquadrou no meio do ano de 2016 e passou a ser Simples Nacional, em 2017 ela será obrigada a enviar a DASN-Simei ou a DEFIS??
Desde já, grato pela ajuda!

Atenciosamente,
Rafael Rocha
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens8.935
pontos127.105
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Terça-Feira, 4 de julho de 2017 às 11:09:16
Rafael Rocha
Bom dia!

Deverá enviar ambas as declarações referente o ano calendário de 2016, cada uma compreendo o período em que esteve sob a condição de MEI e Simples Nacional.

Att..

"Se pensarmos no pássaro garantido em nossa mão, perdemos uma revoada de oportunidades..."

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Rafael Rocha

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos34
membro desde23/12/2016
cidadeSalvador - BA
Postada:Terça-Feira, 4 de julho de 2017 às 14:09:59
Muito grato pela ajuda!!
Heloisa Rodrigues Gozzi

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens33
pontos243
membro desde23/06/2016
cidadeSorocaba - SP
Postada:Segunda-Feira, 7 de agosto de 2017 às 10:44:51
Paulo, Bom dia!

Eu pedi um desenquadramento de MEI e coloquei a opção de desenquadramento por opção e agora só vai valer para 01/2018 e eu queria ja incluir um sócio deveria ter colocado a opção por comunicação obrigatória correto ?

tem como alterar ??
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens8.935
pontos127.105
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Terça-Feira, 8 de agosto de 2017 às 08:18:40
Heloisa Rodrigues Gozzi
Bom dia!

Creio que você conseguira realizar um novo pedido de exclusão informando o motivo correto e desta forma alterando a data dos efeitos desse desenquadramento.

Caso não tenha exito realizando pelo portal, deverá comparecer a uma agencia da receita federal para atendimento.

Att..

Valdir S. Luz

Usuário Frequente

profissãoContador(a)
mensagens73
pontos1.021
membro desde10/11/2011
cidadeCuritiba - PR
Postada:Segunda-Feira, 13 de novembro de 2017 às 14:59:48
Boa tarde Paulo,

Abusando do seu conhecimento.... me permita, por favor.

Solicitei Desenquadramento por Opção de uma MEI em novembro/2017.
Já posso iniciar o processo na Junta Comercial ou tenho que aguardar até janeiro/2018 ?

Pergunto porque quando informo o NIRE para iniciar o processo de alteração, pela empresa fácil, vem a informação "que esta empresa encontra-se como MEI na receita federal, favor atualizar o seu cadastro ou selecione a opção M.E.I. no menu ".

Alteração que farei é incluir uma Atividade, excluir outra e tirar do cnpj o cpf no final da razão social.

Se tiver outra diga desde já agradeço, é o primeiro caso que tenho e estou tendo dúvida de como proceder.

Desde já agradeço.

Valdir Luz
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens8.935
pontos127.105
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Terça-Feira, 14 de novembro de 2017 às 13:42:56
Valdir S. Luz
Boa tarde!

Deverá aguardar o desenquadramento entrar em vigor, ou seja, 01/01/2018, pois de momento, apenas foi informando de quando ocorrera, e por este motivo não poderá tramitar atos na Junta Comercial.

Em Santa Catarina, após o desenquadramento do MEI, faz-se necessário apresentar na própria Junta, o comprovante de desenquadramento, para então, após o recebimento deste ser possível acesso para praticar os atos de alteração necessários, não sei se o seu Estado tem prática similar, por isso recomendo efetuar uma consulta.

Sucesso..

profissãoContador(a)
mensagens16
pontos130
membro desde29/07/2009
cidadeBelo Horizonte - MG
Postada:Sexta-Feira, 17 de novembro de 2017 às 15:36:01
Boa Tarde

Paulo R. Schafer!

Desenquadrei um MEI, em FEV/2017, como excesso de faturamento acima de 20%. Na época a receita fez o desenquadramento a partir de JAN/2017, portanto ele era do SIMEI até 31/12/2016.

Na época não entregamos a DASN de 2016, agora ao tentar enviar, não estou conseguindo fazê-la com o faturamento de R$72.500,00 (excesso acima de 20%).

O site da receita retorna a seguinte mensagem: 33010 - A receita bruta total do ano-calendário ultrapassou o limite permitido para enquadramento no SIMEI, não sendo possível a transmissão da DASN-SIMEI.
Comunique o desenquadramento obrigatório do SIMEI no Portal do Simples Nacional, nos termos do art. 18-A, § 7º, da Lei Complementar 123/2006.

Porem na SIT desta empresa, consta falta da DASN SIMEI 2017

Saberia me ajudar nesse quesito?

Muito obrigada,
Paulo R. Schafer

Moderador

profissãoContador(a)
mensagens8.935
pontos127.105
membro desde16/12/2011
cidadeBrusque - SC
Postada:Segunda-Feira, 20 de novembro de 2017 às 11:17:59
Nádia Rodrigues Magalhães
Bom dia!

Se de fato, o excesso ocorreu em Fevereiro de 2017, logo entende-se que em 2016, encontrava-se dentro do limite do MEI, sendo assim, deverá enviar a respectiva declaração (Dasn Simei 2017) dentro deste limite.

Att..

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.16 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César