x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 53.949

ECF 2017 ERRO "a natureza da conta é diferente da natur

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 09:00

Caros colegas,

Preciso de ajuda pois já esgotei todas as minhas tentativas para sanar este erro.
ERRO: a natureza da conta é diferente da natureza da conta recuperada no plano de contas da ECD (caso haja mais de uma ECD recuperada, no plano de contas da última ECD do período).

A empresa tem 2 ECDS, pois trocou de contador no meio do ano. Recuperei as duas, fiz todos os ajustes manualmente, pois os planos de contas dos dois contadores são diferentes. Tive um trabalhão, e por fim não consigo resolver este erro.

No plano de contas recuperado a conta RESULTADO DO EXERCICIO (que é o motivo do erro), tem código de natureza 09, nivel 5. No registro J50 tenho a mesma conta de natureza 04 e nível 5. Não posso alterar para 09 pois me apresenta mais erros, pedindo que deve ser 04 neste caso.

O que fazer?

FERNANDA NATALIE RODRIGUES ALVES

Fernanda Natalie Rodrigues Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 17:27

Boa tarde, também tive esse problema.
No meu caso, ele estava apresentando divergência na natureza nas contas do passivo, mais precisamente nas contas do PL.

O que eu observei foi bem simples. No ECD a natureza da conta era 2 e na ECF estava natureza 3.
A única coisa que fiz, foi alterar a natureza de 3 para 2 na ECF e o erro sumiu!

Não sei se cabe a todos, mas meu problema foi resolvido.


Espero ter ajudado!!!

Att., Fernanda Alves

Bárbara Jode de Queiroz Cipriano

Bárbara Jode de Queiroz Cipriano

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 14:19

Andrieli Arnold Rodrigues, boa tarde.

No seu caso, por estar com natureza 9 "Outras" na ECD você terá que retificar a ECD para conseguir transmitir a ECF.
Deixe a ECD e a ECF com natureza "Patrimônio Liquido" se não me engano é a 3.

Verifique também se a conta de encerramento esta fora do grupo Patrimônio Liquido, se for uma conta vinculada ao PL vocÊ devera transferi-la para um novo grupo, exclusivo para as contas de encerramento. Após isso, repita o processo de zeramento, retifique a ECD para sanar os erros da ECF.

Atenciosamente,
Bárbara Jode
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 26 julho 2017 | 16:30

Boa tarde,

eu tbm estava com este erro:

"A natureza da conta é diferente da natureza da conta recuperada no plano de contas da ECD (caso haja mais de uma ECD recuperada, no plano de contas da última ECD do período)."

Alterei o Código da Natureza, de 2 (Passivo) para 3 (PL), e o erro sumiu.

Espero que possa ajudar a alguém.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 12 junho 2018 | 10:05

bom dia, no meu sistema quando fazemos o encerramento do exercicio em 31/12, ao apurar(zerar as despesas e recitas) o sistem não consegui usar a conta do Pl(resultado do exercicio) diretamente. Assim ele faz da seguinte maneira: o sistema efetua o zeramento das despesa e receitas e a contra partida é uma outra conta que apenas é utilizado para este fim, e em seguida o sistema zera esta conta e transfere para o PL(resultado do exercicio).

No sistem estas contas que recebem o zeramento estão como natureza 04, entendo que deveriam ser natureza 09, mas..??

assim estas contas terão que serem informadas na ECD/ECF?

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 13:58

Boa tarde Eder!

Não retifiquei a ECD. Fiz o seguinte processo:

1. importar ECF ano atual
2. Recuperar ECD ano atual.
3. Recuperar ECF ano anterior.
4. Importar ECF ano atual novamente, subscrevendo somente o Bloco J.

Espero que te ajude.

Priscila Danin Oliveira

Priscila Danin Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 08:51

Bom dia pessoal!

Estou com esse problema, no meu caso a natureza de uma conta do passivo na ECD está como 4 - Conta de resultado quando deveria ser 2 - conta do passivo, neste caso acho que não tem salvação terei que retificar a ECD mesmo correto?

Obrigado pelo auxilio dos colegas!

Isis Santos

Isis Santos

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 5 anos Sexta-Feira | 27 julho 2018 | 19:40

Apenas para deixar registrado para outros, essa situação geralmente ocorre quando você entrega a ECD utilizando o método de "código de contas" e a ECF é gerada por "classificação de contas".

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 12:02

bom dia, algum/a colega utiliza na contabilidade contas de natureza "outras" e "auxiliares" ?

gostaria de saber se estas contas precisam ser informadas na ECD?

no meu caso, para fazer o encerramento/zeramento das contas de resultado para apuração anual, as contas de despesas e receitas são zeradas e os lançamentos de contra partidas são lançadas em uma conta contabil(natureza outras) e depois esta conta contabil (natureza outras) é zerada e a contra partida e a conta de resultado do exercicio no pl.

se alguem me ajudar eu agradeço

abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.