x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 689

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 15:46


Olá a todos,

Pode parecer um pouco ridícula minha pergunta, mas estou numa dúvida e tanto.
Veja bem, recebi uma Nota Fiscal dia 05/08/09 (assinei o canhoto com esta data), porem a mesma foi emitida dia 31/07/2009, seria uma mercadoria para revenda, escriturei normalmente no Livro de Entradas, e agora no Lançamento Contábil ? coloco dia 05/08/09 ou 31/07/2009, pelo regime de competência creio eu que seria dia 31/07, mas a contabilidade está fechada. Como proceder ?

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Wilmar Lima

Wilmar Lima

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 16:33

Adriano.
Por lei a nota fiscal tem 5 dias para transitar entre os estados da federação e 3 para dentro do estado. Portanto a nota pode ser emitida em uma data e recebida em outra, como parece ser o seu caso. Assim no meu entendimento a nota deve ser registrada em agosto. Algumas empresas adotam um carimbo padronizado para o registro da entrada da nota na empresa e este registro vale inclusive para fins fiscais. Além disso se a nota fosse contabilizada em julho o seu livro fiscal ficaria diferente da contabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.