Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.394

Certificado Digital - Conectividade Social

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 23:48

Bom dia!

Pessoal, preciso de uma ajuda urgente! Quem puder me ajudar...

Sou contador e fui contratado para trabalhar numa empresa de contabilidade, que acabou de iniciar suas atividades, para ser o Contador (usar meu CRC em tudo).

A contabilidade e o empresário da contabilidade não possuem Certificado Digital (ou seja nem e-CPF, nem e-CNPJ)
Eu possuo apenas o e-CPF de contador.
A empresa de contabilidade possui 4 funcionários.

Minhas dúvidas:

1) Eu posso usar meu certificado e-CPF para fazer/transmitir o Conectividade Social da empresa de contabilidade?

2) Se sim, necessitarei de alguma procuração ou não?

3) Eu posso usar o meu certificado e-CPF para fazer/transmitir a Conectividade Social dos CLIENTES DA CONTABILIDADE? (o cliente tem apenas 3 funcionários).

4) Se sim, necessitarei de alguma procuração ou não?


Muito obrigado para quem pude me ajudar.
Diogo

EZEQUIEL DOS SANTOS AMARAL

Ezequiel dos Santos Amaral

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 6 anos Sábado | 1 julho 2017 | 00:39

Bom dia!
Poderá transmitir utilizando o seu certificado digital a depender do número de empregados (no seu caso 3empregados, ok). Porém não conseguirá emitir chave para saque do FGTS ao término da relação contratual.

Se por enquanto não quer gastar, dá para utilizar o seu para transmitir o arquivo GFIP sem problemas.

Quando for fazer a demissão precisará do certificado digital da empresa ou certificado PRI da caixa econômica federal, que continua emitindo normalmente para MEI/ME/EPP.

Contador - CRCSP nº 263290
Advogado - OAB/SP nº 508.219
Gestor Financeiro - CRASP nº 6-004301



E & A CONTABILIDADE®
https://www.EACONTABILIDADE.COM.BR
DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 10:26

Diogo, bom dia

Eu transmito o Sefip dos meus clientes sem ter procuração. Os clientes que faço isso são empregadores pessoa física, mas acredito que com seja igual para empregador PJ.
Somente na hora de emitir chave para saque do FGTS é que precisará do certificado digital ou PRI

No sefip, na parte de Cadastro do responsável, você coloca os seus dados e assim consegue transmitir.

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 16:52

Olá Daniele! Boa tarde!

Muito obrigado pela sua ajuda.

Vou tentar fazer aqui.

Tomara que de certo..rsrs

Um abraço,

Diogo

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 17:40

Diogo boa tarde!

Conseguirá enviar sem problemas as gefip's mas, aconselho a começar colocar os clientes na linha e cobrar a obrigação do certificado digital e no minio a chave pri, pois quando houver um desligamento será imediato e muitas das vezes não da tempo comprar o certificado, com isso os prazos não esperam , para quitação de rescisão, emissão do extrato do fgts, geração do SD, e demais necessidades...

Vejamos;
CIRCULAR CAIXA Nº 760 DE 30/03/2017
Publicado no DOU em 3 abr 2017
http://www.normaslegais.com.br/legislacao/circular-caixa-760-2017.htm

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 20:43

Muito obrigado Fredson!!



Daniele e Fredson se puderem me ajudar...

Estou tentando abrir a conectividade social e pede a chave PRI...

Como faço para enviar com meu certificado E-CPF?

Obrigado,
Diogo


Abaixo Editado....



Boa noite!

Acho que estou começando a entender esse negócio de envio de SEFIP e Certificado Digital e Chave PRI.

Pra envio de SEFIP pelo conectividade social é necessário no minimo a CHAVE PRI da Contabilidade (Responsável).

Para fins de envio de SEFIP, as empresas que tem até 3 funcionários não necessitam de Chave PRI e muito pouco de Certificado Digital, podem utilizar a Chave PRI do Responsável (Contabilidade).

Agora se eu Contador quero enviar a SEFIP com meu certificado Digital (E-CPF) a empresa precisa fazer a procuração pra isso. Mas antes também ela precisa ter o certificado E-CNPJ da empresa.

Então eu entendi que pra Fins de ENVIO de SEFIP a melhor forma de enviar a SEFIP do cliente empresa que tem até 3 funcionários é através da Chave PRI. E esse necessidade basta apenas eu Contador/Contabilidade ter a Chave PRI e enviar dos meus clientes utilizando a chave PRI.

Então eu conclui que pra eu (Contabilidade/Contador) poder abrir o Conectividade Social e transmitir as SEFIPs eu preciso ter chave PRI Instalada na minha maquina.

Quem puder confirmar agradeço,

Diogo

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 08:31

Diogo bom dia!

Bem, seu raciocínio esta correto mas, a orientação que você deve passar para seus clientes é que eles precisam obter seu próprio certificado, porque tem situações em que você só consegue andar ou desenvolver as tarefas com o certificado digital icp da própria empresa ou procuração, existem declarações em que precisa assinar com certificado da empresa e do contador, sendo assim nunca deixe para ultima hora ok.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 23:56

Daniel e Fredson!

Agradeço mais uma vez.


Sim com certeza a orientação é sempre a de fazer o certificado.

Mas muitos são empresas pequenas que estão começando são apenas o Empresário Individual. Mas com certeza todas as respostas foram validas e valeu para fins de conhecimento.

Deus abençoe!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.