x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.603

Venda produto menor do que o preço de custo

Natan Passarela Godoy

Natan Passarela Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 15:10

Boa tarde,
Um cliente novo que abri estes dias, ele comprou a empresa de um cara por 60.000,00 - com tudo incluído, desde estoque até computador e tudo que tinha na empresa, meu cliente abriu um CNPJ novo e agora eles estão tirando uma nota do estoque para passar para o novo CNPJ, mas como eles venderam a empresa inteira por menos do que vale o estoque, falei para meu cliente mandar ele tirar a nota dos produtos menor do que foi comprada e o contador deles está falando que não pode, porque eles não teriam como justificar isso, mas ao meu ver não tem nada que impeça ele de tirar uma nota dos produtos por menos do que ele tem na nota de compra, já que ele vendeu a empresa por menos que isso. Meu cliente nem tem caixa para fazer tudo pelo que vale o estoque deles, na minha opinião o antigo contador por algum problema na contabilidade deles não está querendo que faça isso, porque eles devem ter caixa alto ou algo do tipo,
Gostaria apenas de ter certeza se existe algo que eu não saiba que impeça alguém de tirar uma nota abaixo do que ela foi comprada?
Obrigado

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 16:12

Boa tarde, caro Natan Passarela Godoy.

Aqui sugiro fazer uma incorporação integral, s.m.j.
Verifique junto ao teu cliente pois me parece ser mais próprio a empresa NOVA incorporar integralmente a empresa ANTERIOR (a empresa adquirida).

Em assim procedendo, a NOVA empresa incorporará todos os bens, direitos e obrigações pelos valores contábeis. Ressalto isso, por que em transferindo em valor maior que o contábil, o ganho eventual apurado deverá ser tributado ainda na empresa ANTERIOR.

Note que para sua incorporação - por presunção - não deverá ocorrer nenhuma dificuldade visto que são agora os mesmo proprietários.

Essa é a ideia que lhe apresento, por entender ser mais viável e sem gerar ganhos na empresa ANTERIOR que devam ser tributados.

Abraço;.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Natan Passarela Godoy

Natan Passarela Godoy

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 08:42

Bom dia,
Não daria certo, porque na verdade eles iam ficar até com o mesmo CNPJ antigo, mas a empresa aberta tem 60.000,00 de capital e a empresa que foi vendida tem 300.000,00, é que ela veio dando prejuízo e venderam por menos, mais eles possuem 61.000,00 de estoque e meu cliente pagou 40.000,00 e eles estão querendo passar este estoque por 61.000,00 porque falam que não podem fazer uma nota abaixo do valor que foi comprado, eu não vejo nada que impeça já que isso realmente é a realidade, porque meu cliente comprou os 61.000,00 por 40.000,00,

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.