x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 61

acessos 190.436

MEI-inscriçao estadual

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 14:49

Não encontrei um tópico específico para minha questão, mas se alguém puder contribuir com a informação, agradeço desde já.

Existe alguma lei que proíbe escritórios contábeis (que não estejam enquadrados no MEI) de cobrar mensalidade para prestar serviços para empresas do MEI?

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 15:37

Gessica Gonçalves Teodoro,

Quando você faz a formalização no site, poucos minutos depois, a inscrição estadual é gerada e informada, assim como o CNPJ.

Pelo menos em SP é desta forma.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 15:59

Géssica,

então utilize o PGD/CNPJ, selecionando na Inscrição de pessoa jurídica, a opção Inscrição no Estado (para estabelecimento já inscrito na RFB).

Se esse pedido for negado, você terá que ir até o posto fiscal de sua região, pois MEI é novidade nos Postos Fiscais, e, geralmente, eles não sabem te informar muita coisa.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Nazareno Martins

Nazareno Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 08:20

Pessoal,

Para descobrir o número da Inscrição Estadual do Microempreendedor é só entrar no site do Sintegra, digitar o CNPJ e sairá os dados do MEI registrados no Estado.

A Inscrição Estadual é gerada automaticamente no ato da Inscrição do CNPJ.

Sou contador na Contabilidade Arthuso Ltda.
Trabalho com empresas de Lucro Real, Presumido e Simples Nacional.
Atuei 10 anos na área trabalhista.
Faço cálculos de liquidação de setença como freelancer.
ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 08:29

Olá Ricardo Borges,

Até onde li, O processo de formalização não custa nada. Para a formalização e para a primeira declaração anual existe uma rede de empresas de contabilidade que são optantes do SIMPLES NACIONAL que irão realizar essas tarefas sem cobrar nada no primeiro ano.
Acesse...
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/quanto/index.htm

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
Nazareno Martins

Nazareno Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 07:51

Prezado Diego,

A Secretaria da Fazenda concederá inscrição estadual do MEI automaticamente.

Para descobrir o número da Inscrição Estadual do Microempreendedor é só entrar no site do Sintegra, digitar o CNPJ e sairá os dados do MEI registrados no Estado.

A Inscrição Estadual é gerada automaticamente no ato da Inscrição do CNPJ.

Sou contador na Contabilidade Arthuso Ltda.
Trabalho com empresas de Lucro Real, Presumido e Simples Nacional.
Atuei 10 anos na área trabalhista.
Faço cálculos de liquidação de setença como freelancer.
ANDREA CANDOR

Andrea Candor

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 13:12

Bom dia,
Como os microempredores individuais terão talões de notas para venda, se não possuem inscrição estadual?
E se serão isentos de taxas e qualquer outra despesa junto a prefeitura municipal?
No aguardo,
Att,
Andrea

Nazareno Martins

Nazareno Martins

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 13:24

Prezada Andrea,

Os micro empreendedores possuem Inscrição Estadual, resposta acima.
Quanto à emissão de NF´s veja o que diz o SEBRAE.

Sou contador na Contabilidade Arthuso Ltda.
Trabalho com empresas de Lucro Real, Presumido e Simples Nacional.
Atuei 10 anos na área trabalhista.
Faço cálculos de liquidação de setença como freelancer.
Marcos Leandro Ferreira

Marcos Leandro Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2012 | 13:01

Boa Tarde!.!
Fiz o cadastro de um MEI por conta própria, já que o escritório na minha cidade cobrou uma taxa de R$100,00 e vi no portal que isso é proibido, só que agora estou sem a IE e não quero ir até lá ter informações ...

Recorro ao fórum buscando informações de onde posso fazer o pedido para a Insc. Estadual?

Agradeço a todos pela atenção.

Anderson Rodrigues

Anderson Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 19:28

Boa Tarde, gostaria de saber se aqui no MS, e obrigatoria ter a Inscrição Estadual para emitir bloco de nota de venda serie D (Venda ao consumidor final) ou pode por no lugar da IE (Isento) por ser MEI, ou serei obrigado a tirar a IE.


E se eu posso seguir o passo do Sebrae e eu mesmo preencher e levar a secretaria para criar a IE, sem precisar de um contator. Pois no passo a passo do Sebrae eles nao falam nada do contator so falam para preencher conforme eles dizem e levar ate a secretaria para pegar a IE.

Desde ja Muito Obrigado a todos e uma Boa Tarde.

vanessa monica frigo

Vanessa Monica Frigo

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Domingo | 12 fevereiro 2012 | 18:40

ola,
eu li e reli por aqui e nao consegui achar nada sobre minha duvida.
Bom, meu cadastro do mei esta ativo e tudo ok, mas eu preciso do numero da inscricao estadual, ate ai vi que bastava ir no sintegra, ai eh que comeca o problema, no site do sintegra qd eu faco a consulta pelo cnpj ele diz que nao foi encontrado contribuinte cadastrado no meu estado... e ai o que eu faco?
eu presto servicos e preciso emitir nota fiscal, e ate para cadastrar minha empresa onde presto servico, preciso desse numero.
Tbm me pedem a inscricao municipal, que eu nao achei tbm, topico sobre isso...

to meio desesperada por que preciso emeitir essa nota senao nao recebo, rs...
se alguem puder me ajudar eu agradeco
abracos Vanessa

ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 08:46

Vanessa bom dia,

Caso você já tenha o Certificado de Condiçõ de Microempreendedor Individual com NIRE e CNPJ. entre na site da PMSP e consulte com o seu CNPJ o seu cadastro CCM.
Aparecerá a sua inscrição municipal, onde poderá emitir sua nota de serviço normalmente.

O sintegra é apenas para contribuinte de Icms, acredito q ñao é seu caso, conforme mencionou "eu presto servicos e preciso emitir nota fiscal".

Espero ter ajudado.

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
silvia meireles

Silvia Meireles

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 13:31

Bom gente, aqui em Taubate - SP, quando a atividade é comercio, o titular do MEI tem que ir ao Posto Fiscal e pegar uma senha, ai entra em contribuinte coma senha e imprime la no Cadesp a IE, e não tem talao de nota a consumidor final, só a modelo 1.. e tem que ir na prefeitura e fazer a Insc Municipal.....

ANTONIO CESAR PEREIRA DE LUCENA

Antonio Cesar Pereira de Lucena

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a) Vendas
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 21:35

Boa noite Sros. Eu sou mei.
Fiz o meu cadastos m fevereiro do ano passado. Para comercio varegista. Meu 13.242.526/0001-20 . Tenho uma escritorio de vendas de produtos de informatica e seviços. Minha loja virtual https://www.acplinformatica.com. Meu processo foi muito simples Com 3 meses começou a chegar a papelado pelo correio. Aviso da junta comercial, CCM e afins. Não tive problemas. Eu compro de distribuidores. No começo foi complicado. Como a o cnpj é fresco so se da pra comprar a vista. Muitos distribuidores ficaram mei receioso pois MEI para eles eam novidade. Para me descobrir se o IE ja tinha gerado fui no site do sintegra http://www.sintegra.gov.br/ coloquei o meu cnpj e ali ja estava a minha IE. Comecei a fazer os cadastros nas distribuidoras e primeira Myatech https://www.myatec.com.br essa distribuidora não tem frescura para vender. Mas claro a vista.Mas ja estava de bom tamanha pois pegar para revenda. Fiz meu cadastro como simple no site da prefeitura e fui la me libera a senha para gerar notas de serviço. E uainda nao solicitei taloes pois não tive necessidade de emitir notas. Mas ja estou correndo atras. Pois avezes perde uma venda por causa de um nota. Aqui estou. Trabalho em casa, monnitora minha loja virtual e os pedidos. Nao deixo utrapassar as vendas diarias. Compor pouco na distribuidora para nao estrapolar. Até agora a prefeitura nao veio me encher os saco. Pago os meus DAS em dias. Faça minha as minhas declaraçoes. Até o momento tudo certo. Abraço e bons negocios.. Esse é meu msn @Oculto Minha loja virtual https://www.acplinformatica.com

Ruth Alves da Silva

Ruth Alves da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 17:27

Boa tarde, senhores.
Referente ao ITCMD quem recolhe o imposto é o doador ou quem recebe a doação? e sendo 2 doações uma de R$ 20.000,00 e outra de R$ 30.000,00 como é tratado, quanto ao recolhimento?
Abraços

Grata,
Ruth Ribeiro
João Aparecido dos Santos

João Aparecido dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 11:12

O Boletim 023/2009 da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná diz que o MEI está DISPENSADO DA INSCRIÇÃO ESTADUAL, no entando se o MEI necessitar de inscrição é só obedecer os dispositivos da NPF 089/2006 que ele consegue.

Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.