Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.857

Correção Lançamento

Gleyce Kelly

Gleyce Kelly

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 10:00

Bom dia.

Estou com uma duvida, estou analisando as demonstrações contábil da empresa e me deparei com a seguinte situação: Foi efetuando um compra de uma maquina em janeiro de 2014 a prazo, essa compra não foi feito o lançamento contábil. Porém mensalmente ao invés de efetuarem o pagamento da parcela da maquina no passivo, era feito o lançamento no ativo como compra de maquina, então meu ativo está com o valor dos pagamentos da parcela. Consegui verificar esse erro somente agora em 2017, como faço para registar a compra da maquina que não foi lançado no exercicio e retificar o lançamento do pagamento do imobilizado ?

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 10:05

Ola, Gleyce

Os lançamentos poderá ser

Pelo registro do Imobilizado
D - Maquinas e Equipamentos
C - Fornecedor

Pela transferência os valores pagos ( aqui vc zera os valores lançados como pagamento no Ativo)
D - Fornecedor
C - Maquinas e Equipamentos

Pela depreciação de todo o periodo
D - Despesa c/ Depreciação
C - Ajuste de Exercicios Anteriores ( ver materia do link=>>> http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/ajustesexercanteriores.htm

Pela transferência do Ajuste
D - Ajuste de Exercicios Anteriores
C - Resultado do Periodo ( Pejuizos ou Lucros acumulados.

Sugiro a leitura e o estudo do CPC 23
http://static.cpc.mediagroup.com.br/Documentos/296_CPC_23_rev%2003.pdf

Espero ter ajudado.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
Gleyce Kelly

Gleyce Kelly

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 10:38

Daniel entrei em contato com a minha consultoria antes de perguntar no forum e ela me orientou a fazer o lançamento de complementação, como já esta registrado o valor no ativo era só fazer o lançamento debitando o imobilazado e creditando o passivo o valor seria a diferença que ainda faltava, achei estranho porque foi feito um lançamento indevido, estaria correto ?

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 10:55

Gleyce

Todo o processo de contabilização que está na sua demonstração está inconsistente, vejamos:

=>1º Não foi reconhecido a compra em Janeiro de 2014

=>>2º Os pagamento das parcelas foram feitas direto no Aitvo

=>>>3º Os lançamentos de Depreciação não estão sendo efetuados pelo valor da compra e sim dos pagamentos das parcelas.

Com todo o respeito da Consultoria faria os lançamentos indicados mais acima que traria a melhor realidade e refletiria e cumpriria uma das qualidades da informação contabil ( CPC 00 - Estrutura Conceitual )

Confiabilidade


Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros, desvios substanciais ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.

Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não confiável em sua natureza ou divulgação que o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis. Por exemplo, se a validade legal e o valor de uma reclamação por danos em uma ação judicial movida contra a entidade são questionados, pode ser inadequado reconhecer o valor total da reclamação no balanço patrimonial, embora possa ser apropriado divulgar o valor e as circunstâncias da reclamação.

Assim, para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar. O balanço patrimonial de determinada data, por exemplo, deve representar adequadamente as transações e outros eventos que resultam em ativos, passivos e patrimônio líquido da entidade e que atendam aos critérios de reconhecimento.

Integralidade


Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

Tempestividade

Tempestividade envolve oferecer a informação confiável dentro do tempo de execução da decisão. Quando há demora indevida na divulgação de uma informação, é possível que ela perca a relevância.

Para fornecer uma informação na época oportuna pode ser necessário divulgá-la antes que todos os aspectos de uma transação ou evento sejam conhecidos, prejudicando assim a sua confiabilidade. Por outro lado, se para divulgar a informação a entidade aguardar até que todos os aspectos se tornem conhecidos, a informação pode ser altamente confiável, porém de pouca utilidade para os usuários que tenham tido necessidade de tomar decisões nesse ínterim. Para atingir o adequado equilíbrio entre a relevância e a confiabilidade, o princípio básico consiste em identificar qual a melhor forma para satisfazer as necessidades do processo de decisão econômica dos usuários.

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.