x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 39.419

Ferias, pode começar na sexta ou feriado?

Fernanda Marinho

Fernanda Marinho

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 16:50

Boa tarde..
Não há impedimento para que comece na sexta-feira.. Já feriado, não pode.
"PRECEDENTE NORMATIVO TST Nº. 100 - Férias. Início do período de gozo (positivo)
O início das férias, coletivas ou individuais, não poderá coincidir com sábado, domingo, feriado ou dia de compensação de repouso semanal."
Mais vale consultar se tem algo previsto em CCT

Caio Sobral Rocha

Caio Sobral Rocha

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 16:24

Boa tarde, com a nova lei, o inicio das ferias não podem ser ate dois dias antes de feriado e repouso semanal, aqui na empresa trabalhamos ate sexta, então sábado contaria como repouso semanal para os cálculos, sendo assim na quinta também não pode ter inicio de ferias, correto?

ANA  LISBOA

Ana Lisboa

Prata DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 09:59

Bom dia!

A minha empresa trabalha com 40 horas semanais e 200 horas mensais. Tenho uma funcionária que irá tirar férias em julho. Ela poderia tirar férias no dia 12/07, já que o só o domingo conta como o descanso semanal remunerado? ou o sábado também conta?

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 10:13

Ana Lisboa


"O inicio das férias não poderá ser dois dias antes que antecede o feríado ou dia de repouso semanal"
Como a carga horaria da funcionária é de 40 horas semanais (Seg a Sexta provavelmente) então o sábado é descanso, sendo assim ela sair de férias até quarta. Se caso ela trabalhasse no sábado (mesmo que compensando durante a semana) ai sim ela poderia sair até quinta.

ANA  LISBOA

Ana Lisboa

Prata DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 15:19

Géssica, minha dúvida foi porque a resposta de Mara, logo acima, sobre um caso parecido com o meu foi essa:

Caio Sobral Rocha,

O Repouso semanal remunerado é sempre o Domingo, as férias nesse caso pode ter inicio até na quinta-feira, desde que não tenha nenhum feriado.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2019 | 16:47

Natalia Candido

Na sua cidade carnaval é feriado? Se não tiver lei local, carnaval não é considerado feriado...dessa forma ele poderia sair de férias na segunda.

Se for feriado, ele pode sim sair após o feriado, só não pode nos 02 dias que antecedem.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.