x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 6.116

Férias antes da Licença Maternidade

CAROLINE SILVA SOUZA

Caroline Silva Souza

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 09:01

Bom dia,

Gostaria de saber se a funcionária gestante tem o direito de optar em tirar as férias somente após a Licença Maternidade, para ficar mais tempo com o bebe? Ou a empresa pode obriga-la a tirar antes da licença? Ex. O bebe nasce em Setembro e a empresa quer que saia de férias em Julho. Não é o caso de segundo período aquisitivo vencendo.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 7 julho 2017 | 09:15

Caroline Silva Souza bom dia,

Primeiro que quem decide o período de férias é a empresa e não o empregado, salvo algumas exceções (veja http://info.xerpa.com.br/blog/quem-tem-prioridade-hora-escolher-ferias). Porém, normalmente, as empresas negociam com os empregados, ainda mais sendo gestante, esse gozo para após o parto, onde a mãe pode aproveitar mais o bebê.
Use o bom senso, e analise o histórico da empregada. Se este for positivo e a concessão das férias após o período não seja prejudicial à empresa, colabore com a gestante.

Att,

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 25 julho 2017 | 11:31

tenho uma funcionaria que esta gestante de 08 meses e é recepcionista e esta se queixando muito de dores nas costas e dor na cesaria anterior do primeiro filho .
ela tem ferias a vencer em dezembro desse ano .
Posso conceder essas ferias antes da licença ? E se durante o periodo de ferias ela der a luz ( pois sera parto normal) como fica as ferias?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.