x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 769

Simples Nacional - Retificação da DASN

Mario Junior Saueressig

Mario Junior Saueressig

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 6 anos Domingo | 9 julho 2017 | 00:27

Boa noite, sou estudante de ciências contábeis e estou com uma duvida referente ao simples nacional:

Tem uma empresa do simples nacional que esta na terceira faixa do simples nacional, no caso ela paga PIS e COFINS na guia DASN, mais essa empresa tem produtos monofásicos e nunca foi descontado esse imposto da guia, para que eu consiga recuperar os últimos 5 anos que foi pago a maior a guia, como é feito o procedimento de recuperação da diferença pago a maior ?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 09:38

Mario Junior
Bom dia!

Primeiramente seja muito bem vindo ao Fórum Contábeis!

Com relação ao seu questionamento, caso o produto esteja sob o regime monofásico para o Pis e Cofins e não tenha utilizado desta prerrogativa, deverá então, retificar todas as apurações geradas através do simples nacional, inclusive as respectivas declarações (Defis).

Apurado o crédito a que tiver direito, poderá utiliza-lo de duas formas, sendo a primeira compensando-os com débitos vencidos exclusivamente do simples nacional, ou na falta, poderá solicitar a restituição ao respectivo ente.

Para mais detalhes sobre o processo de compensação ou restituição, acesse o pagina do simples nacional, no item Perguntas e Respostas, e se ainda assim persistirem dúvidas, fique a vontade para fazer novo questionamento.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 julho 2017 | 12:45

bom dia a todos.
pesquisei no Forum e ainda não encontrei resposta.
empresa no simples, o cliente atrasou e quando foi pagar fez geração do DAS em duplicidade, ficando algumas constando não pago .
no resumo de apurações aparece varias não paga em 2015 e 2016.
tem mensagem de cobrança e aviso que será excluido do simples.
gostaria de ajuda dos colegas para limpar as DAS que estão em aberto. quais os passos que devo fazer.
muito obrigado.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 08:59

Joao Batista da Silva
Bom dia!

Se houve pagamento do valor correto apurado de uma competência, e por algum outro motivo foi gerado outro DAS para mesma competência, considera-se o período quitado, mesmo que no extrato traga informação de DAS em aberto.

Todavia atente-se que, isto só é válido caso as apuraçoes sejam iguais. Também vale caso não tenha recolhido o DAS no prazo regular, todavia o fez posteriormente com os devidos acréscimos.

Porem se de fato não houve nenhum pagamento, deverá faze-lo com as devidas atualizações monetárias ou solicitar parcelamento de débitos.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.