x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 502

Gostaria de uma ajuda na seguinte questão

Reginaldo F Lucena

Reginaldo F Lucena

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 10 julho 2017 | 11:04

A entidade comercial, a São Carlos (SC), constituída em janeiro de 20X1 com capital social de $ 20.000,00 – sendo integralizado R$ 18.000 em janeiro e R$ 2.000 em março.
Ainda em janeiro, a SC adquirirá móveis e utensílios no valor de $ 6.000, sendo o pagamento: 10% a vista, 45% em 30 dias e 45% em 60 dias. Os móveis e utensílios tem estimativa de vida útil de 10 anos.
A empresa espera trabalhar, inicialmente, com um único produto: borracha. Pretende-se comprar a unidade da borracha a $ 10 e estima-se revender cada unidade a $ 16.
Espera-se obter o prazo de pagamento aos fornecedores de borracha, em média, de 30 dias a contar da data de aquisição. Todas as aquisições ocorrerão por volta do dia 15 de cada mês – quando chega o carregamento das fazendas produtoras de borracha. Em compensação, ao vender a borracha, a SC precisará conceder aos seus clientes a opção de pagarem em duas prestações, metade em 30 dias e a outra metade em 60 dias.
Estima-se que já no primeiro mês de funcionamento (janeiro X1) conseguirá vender 100 unidades de borracha. Já para os meses de fevereiro, março e abril estima-se que os volumes negociados sejam significativamente maiores. Para fevereiro a meta é vender 300 unidades; para março a meta é ainda otimista: vender 500 unidades de borracha; e para o mês de abril, a meta é vender 520 unidades.
Considerando a dificuldade de acesso às fazendas produtoras de borracha, adotar-se-á um estoque de segurança desse ativo que corresponderá a 25% das vendas estimadas para o mês imediatamente subsequente.
Entre os gastos administrativos, estima-se gastar $ 1.000 por mês. Adicionalmente, a empresa pagará comissão aos vendedores na razão de 0,50% da receita de vendas. Todas essas despesas serão efetivamente pagas dentro do mês de ocorrência do evento econômico.
Necessário observar, ainda, que a venda de borracha será tributada em 8% sobre a receita e que empresa é tributada em 30% sobre o lucro (havendo prejuízo fiscal, este será compensado com IR a recolher em período futuros). Os impostos sobre a receita serão pagos no mês subsequente ao fato gerador. O imposto sobre lucro será pago dentro do próprio mês.
Os sócios imaginam receber dividendos mensais de 20% do lucro, sempre que houver saldo positivo na conta Lucros Acumulados (os dividendos são limitados ao valor do lucros acumulados).
Elaborar para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
Plano de vendas;
Planilha de recebimento das vendas;
Planilha de clientes;
Planilha de estoques;
Planilha de pagamento da Borracha;
Resultado do período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.